Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Longen apresenta ao governador sugestões para aumentar competitividade da indústria

O presidente da Fiems reuniu-se com Reinaldo Azambuja para discutir ações voltadas ao desenvolvimento do Estado

Daniel Pedra/Assessoria

28 de Janeiro de 2015 - 13:57

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, reuniu-se, nesta quarta-feira (28/01), na Governadoria, em Campo Grande (MS), com o governador Reinaldo Azambuja para apresentar algumas sugestões que podem contribuir com o aumento da competitividade do setor industrial sul-mato-grossense. Na pauta da reunião, foram discutidas mais agilidade na concessão de licenças ambientais e também do alvará de funcionamento por parte do Corpo de Bombeiros, bem como a renovação automática dessa autorização, expediente de 8 horas nas repartições públicas estaduais, desenvolvimento dos distritos industriais, entre outros pontos.

Segundo o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica e de Produção e Agricultura Familiar, Eduardo Riedel, que também participou da reunião, o governador Reinaldo Azambuja enxerga com bons olhos as sugestões apresentadas pela Fiems, pois todas visam aumentar a competitividade de Mato Grosso do Sul. “Essa é uma pauta permanente do setor produtivo e o governador pretende trabalhar essa parceria com a Fiems e também com as outras entidades que podem contribuir para que sejam destravados gargalos como a licença ambiental e o alvará do Corpo de Bombeiros, sendo importante uma agilização desses processos”, destacou.

Ele acrescentou ainda que no encontro ficou acertada uma reunião entre os empresários e o governador para discutir as diretrizes da política de Governo. “Foi uma conversa ampla, mas que dá um foco muito grande no aumento da competitividade do Estado. Já vamos construir uma agenda de trabalho, com algumas ações específicas, como um jantar na Casa da Indústria com o setor industrial e o governador Reinaldo Azambuja e uma visita ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro, com a presença do presidente da Fiems, para levar as questões do Estado em relação à infraestrutura de logística de transporte e ao desenvolvimento regional para que possamos ter como resultado o avanço estadual e, consequentemente, o aumento da competitividade”, declarou.

Já o presidente da Fiems, Sérgio Longen, reforçou que o governador Reinaldo Azambuja tem a mesma preocupação do setor industrial em relação à crise econômica atual e a importância de criar uma agenda positiva para o desenvolvimento do Estado. “Nós, mais do que nunca, precisamos de pró-atividade e, nesse sentido, estamos levantando as frentes de desenvolvimento que podemos construir no Estado. Entre elas estão as questões do licenciamento ambiental, que é algo de extrema importância, e do desenvolvimento dos distritos industriais, para que possamos atrair novas empresas para o Estado”, pontuou.

Sérgio Longen também cita que é preciso definir uma ação estratégica para atender a demanda do setor empresarial hoje instalado no Estado que passa por grande dificuldades. “Foi muita positiva a reunião, com o governador demonstrando-se sensível às nossas reivindicações e companheiro nas propostas para encontrarmos soluções para o atual momento da economia”, declarou após a reunião, que também teve a participação do secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.