Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Prefeito decide no final da tarde se mantém ou adia início das aulas para depois do Carnaval

Ari Basso admitiu a possibilidade de acompanhar o Estado e abrir o calendário escolar só depois do Carnaval.

Flávio Paes/Região News

29 de Janeiro de 2015 - 09:06

Só no final da tarde desta quinta-feira o prefeito Ari Basso, que está retornando hoje à cidade depois de um período de férias, decidirá se mantém para o próximo dia 05 de fevereiro, quinta-feira, o início das aulas ou acompanha o Governo do Estado que adiou para o dia 19 de fevereiro, uma quinta-feira, o começo do ano letivo. A secretária de Educação, Sonia Dal Pas, só vai se pronunciar depois de uma reunião com o prefeito programada para hoje. Ari Basso admitiu a possibilidade de acompanhar o Estado e abrir o calendário escolar só depois do Carnaval.

Por enquanto, o adiamento já é certo nas escolas estaduais Catarina de Abreu, Sidrônio Antunes de Andrade, da área urbana; Vespasiano Martins de Quebra Coco e na Paulo de Souza Firmo, do Assentamento Eldorado.

Pelo calendário do município, mantido até agora, os professores da rede municipal estarão de volta às escolas na segunda-feira quando começam as reuniões de preparação do planejamento. A secretária de Educação, Sônia Dal Pas, participou em Campo Grande da reunião que representantes do Estado e dos Municípios aprovaram o adiamento.

A avaliação inicial da Prefeitura é de que a mudança traria uma série de problemas, o maior deles a necessidade de repor as aulas que serão ministradas até o Carnaval em sete sábados, causando transtornos a pais, alunos, professores e funcionários, já habituados  a rotina de funcionamento das escolas de segunda a sexta-feira.   

Haveria problemas por exemplo, para as crianças do Assentamento Nazaré , situado na divisa de Sidrolândia com Campo Grande e Nova Alvorada do Sul. Eles estudam em Anhandui, distrito da Capital, onde as aulas  vão começar no próximo dia 05 de fevereiro. A Escola Municipal Isauro Bento Nogueira  fica a 15 quilômetros do Nazaré, enquanto a escola do município mais próximo, no Assentamento João Batista, fica a 25 quilômetros e o Incra até agora não abriu  o travessão de acesso.

O Estado

Ontem o Governo do Estado confirmou o adiamento do ano letivo da rede estadual para 19 de fevereiro, uma quinta-feira depois do Carnaval. A informação foi confirmada pela Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS). Para que a alteração não influencia no rendimento dos alunos, o encerramento das aulas deve ser estendido para meados de dezembro.​

Além disso, as férias dos professores da Rede Estadual também foram prorrogadas até o dia 11 de fevereiro (quarta-feira) e os educadores devem se apresentar nas unidades escolares a partir do dia 12 de fevereiro (quinta-feira).

"Foi um pedido dos prefeitos para que eles tenham mais tempo para organizar as escolas", disse o governador Reinaldo Azambuja.

Os prefeitos pediram a mudança no calendário por conta do transporte escolar em que há convênio com as prefeituras. Dos 26.759 alunos que usam o transporte escolar, 15.033 fazem uso de linhas mistas, onde prefeituras e Governo possuem convênio. A previsão é que 265 mil alunos serão matriculados na Rede Estadual de Ensino neste ano, segundo a Secretaria de Estado de Educação (SED).