Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Dilma vem a Campo Grande na terça-feira para inaugurar a Casa da Mulher Brasileira

A Prefeitura de Campo Grande será responsável pela administração e manutenção da Casa da Mulher por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres

Flávio Paes/Região News

31 de Janeiro de 2015 - 10:33

A presidente da República, Dilma Roussef, estará terça-feira em Campo Grande para inaugurar a Casa da Mulher espaço público onde estarão concentrados os principais serviços especializados e multidisciplinares de atendimento as mulheres vítimas de violência ou em situação de risco. A solenidade está programada para às 9 horas e deve ser prestigiada também por todas as ministras do seu governo. Esta será a primeira das 27 destas unidades que estão projetadas para todo o País.

A Prefeitura de Campo Grande será responsável pela administração e manutenção da Casa da Mulher por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Já foi assinado o convênio com o Governo Federal que assegura o repasse de R$ 11 milhões, recurso reservado ao custeio e manutenção da estrutura por dois anos. Foram investidos R$ 9 milhões no prédio de 3.600 metros quadrados construído num terreno (cedido pela Prefeitura) localizado no Jardim Imá.

De acordo com a secretária da Mulher, Liz Derzi, o município vai ceder 25 funcionários, entre psicólogos e assistentes sociais que serão responsáveis pelo atendimento psicossocial às mulheres vítimas de violência. Será também responsável pelo recrutamento de outros 94 funcionários terceirizados para atuar em funções administrativas, limpeza, segurança, telefonista. Este contingente é necessário porque a instituição vai funcionar em tempo integral, 24 horas por dia.

A previsão é que sejam prestados por mês 4 mil atendimentos pelas diversas instituições que estarão funcionando em plantão 24 horas, todos os dias. Entre os serviços, a Casa contará com delegacia especializada de atendimento à mulher (DEAM), juizado, defensoria, promotoria, equipes dedicadas ao trabalho psicossocial, ações voltadas a orientação para emprego e renda, brinquedoteca e área de convivência. A Secretaria da Mulher, em parceria com a Funsat (Fundação Social do Trabalho) desenvolverá ações de inclusão produtiva. Haverá uma casa de passagem, onde as vítimas poderão permanecer até 48 horas, enquanto perdurar a situação de risco.