Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Policial

Polícia Federal prendeu 10 pessoas envolvidas em fraude de R$ 100 milhões em MS

De acordo com Marcon, a maneira como as pessoas envolvidas enriqueceram durante este período foi espantoso

Dourados News

25 de Fevereiro de 2015 - 17:00

A Operação Bumerangue, da Polícia Federal, cumpriu 10 dos 12 mandados de prisão expedidos pela Justiça como resultado das investigações sobre esquema de sonegação de impostos que pode ter custado, pelo menos, R$ 100 milhões de prejuízo aos cofres públicos. A ação ocorreu nesta quarta-feira em Dourados, Ponta Porã, Campo Grande e nos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Os outros ainda não foram localizados.

Dos detidos pela polícia, um seria empresário em Dourados e não teve o nome divulgado. Outros sete foram levados para a delegacia do município após prisões em Ponta Porã e dois acabaram pegos em terras paranaenses e paulistas.

“A quadrilha era bem organizada. Eles compravam materiais siderúrgicos através de exportadoras instaladas em Ponta Porã, algumas delas de fachada, e tinham as notas ‘esquentadas’ pelos funcionários públicos. Como o imposto do mercado interno para o externo tem diferença de aproximadamente 40%, eles lucravam o valor revendendo esses produtos para indústrias ou outras empresas do ramo”, explicou o superintendente da PF, Edgar Paulo Marcon.

De acordo com Marcon, a maneira como as pessoas envolvidas enriqueceram durante este período foi espantoso. “O patrimônio dessas pessoas aumentou muito nos últimos anos. Imóveis e carros de luxo foram adquiridos em Ponta Porã. Todos esses bens podem ser sequestrados com o andamento do inquérito”, comentou, lembrando que a soma de imóveis comprados por envolvidos na cidade de fronteira ultrapassou 100.

Investigação continua

A alta quantia fraudada dos cofres públicos através da sonegação de impostos deve render mais prisões e mandados de busca e apreensão.

Segundo o delegado chefe do órgão em Dourados, Leonardo de Souza Machado, outras provas deverão ser produzidas nos próximos dias, resultando em novas ações.

“Buscaremos analisar os laudos fiscais dessas pessoas e a partir daí, pedir a quebra de sigilos bancários e telefônicos, caso seja necessário”, contou durante coletiva na delegacia da PF.

Operação Bumerangue

De acordo com a Polícia Federal, a operação visa combater organização criminosa suspeita de fraudar o fisco federal. Durante as investigações foi identificado um esquema de fornecimento de exportação para produtos siderúrgicos de origem nacional.

As mercadorias ‘saíam’ do país e depois ‘retornavam’ de forma fictícia sem recolher os tributos necessários.

Após constatada a entrega das mercadorias no Brasil, as notas eram canceladas. Os produtos eram entregues nos Estados de São Paulo e Paraná, sem passar em Mato Grosso do Sul. Foram expedidos na operação, 12 mandados de prisão temporária, 39 de condução coercitiva e 35 de busca e apreensão em residência dos investigados e nas empresas supostamente ligadas à organização criminosa.

Os crimes investigados são formação de quadrilha, falsidade ideológica, descaminho, corrupção ativa e passiva e evasão de divisas, entre outros.

Foram envolvidos na operação, 60 servidores da Receita Federal e 210 policiais federais.