Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Delegação de advogados vai ao presidente do TJ cobrar indicação de juízes

Segundo a presidente da OAB, com a ausência de titular da 1ª Vara, a tramitação de 3 mil processos está prejudicada com o adiamento de audiências

Flávio Paes/Região News

26 de Fevereiro de 2015 - 09:03

Um grupo de advogados de Sidrolândia, liderados pela presidente da subsecção local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Elaine Brito, se reunirá às 10 horas com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Maria Lós, para reivindicar a indicação de um titular da 1ª Vara da Comarca de Sidrolândia para substituir a juíza Cristiane Aparecida Biberg de Oliveira, que ficou no cargo 8 meses e foi remanejada na virada do ano para a Comarca de Caarapó.

Na prática a Comarca de Sidrolândia está sem juízes, porque o titular da 2ª Vara Fernanda Moreira está de férias para tratamento médico, sendo substituído pelo juiz Albino Coimbra Neto, titular da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, que uma vez por semana vem a cidade despachar, especialmente processos mais urgentes, como a concessão de habeas corpus.

Segundo a presidente da OAB, com a ausência de titular da 1ª Vara, a tramitação de 3 mil processos está prejudicada com o adiamento de audiências. Na avaliação da própria ex-titular, seriam necessários pelos dois anos para desengavetar aproximadamente 10 mil  processos encalhados. O problema foi agravado  porque nos últimos quatro anos a 1ª Vara ficou muito tempo sem juiz.