Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Presidente da Fiems reforça importância de Robson Braga à frente do Sebrae Nacional

Sérgio Longen participou da solenidade de posse do presidente da CNI no comando do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional

Daniel Pedra/Assessoria

26 de Fevereiro de 2015 - 16:11

Durante solenidade de posse do presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Braga de Andrade, no comando do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) do Sebrae, realizada na noite de ontem (25/02), em Brasília (DF), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, reforçou a importância do empresário para o fortalecimento das micro e pequenos empresas de todo o País. “É muito importante para nós hoje termos o presidente da CNI como presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, pois se trata de um grande articulador do setor e, com certeza, contribuirá para o avanço dos pequenos empresários”, analisou, prevendo que o presidente Robson Braga adotará medidas que possam contemplar as micro e pequenas empresas, beneficiando o setor como um todo.

Já Robson Braga reconheceu as dificuldades que os pequenos negócios enfrentam no mercado interno e elegeu como grande desafio do Sebrae o de preparar as micro e pequenas empresas para exportar seus produtos. “O Sebrae pode dar uma grande contribuição para que o mercado externo não seja visto apenas como uma alternativa para aumentar o faturamento das empresas, mas para que elas se desenvolvam e se tornem mais competitivas”, afirmou. Além do presidente Robson Braga, também foi empossada a Diretoria Executiva da instituição, formada pelo presidente Luiz Barretto, pelo diretor de administração e finanças José Claudio dos Santos, que foram reconduzidos ao cargo, e da nova diretora-técnica, Heloísa Menezes.

Para o presidente Luiz Barretto, o empreendedor precisa buscar oportunidades e se preparar para elas. Na avaliação de Barretto, o cenário competitivo é igual para todos, mas o que faz a diferença é a gestão da porta para dentro das empresas. “Estimular o crescimento dos pequenos negócios é estimular o crescimento do país. E o Sebrae tem esse compromisso há quase 43 anos. O de capacitar o empreendedor, de melhorar a gestão, de promover a inovação e a sustentabilidade. Nessa gestão, nós fizemos um grande debate interno sobre o futuro para entender as reais necessidades dos nossos clientes”, disse.

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, defendeu a desburocratização dos registros de certidões negativas das empresas e a unificação dos registros de pessoa física. Afif comemorou a atualização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e destacou a importância do programa Bem Mais Simples Brasil, proposta da presidente Dilma Rousseff que pretende facilitar a abertura e fechamento de empresas. “A presidente Dilma Rousseff lançou o desafio 90 dias atrás, que eu achava antes ser impossível de se concretizar, que é abrir uma empresa em até cinco dias. O sistema já está pronto e até junho já estará operando com empresas de menor risco”, observou.

Heloísa Menezes reforçou a ideia de que o Sebrae tem muito a contribuir com uma agenda positiva diante de um cenário de incertezas econômicas. “O Sebrae é um dos atores principais do Brasil nesse momento para ajudar a construir soluções boas e alternativas para o pequeno negócio e ajudar todos os empreendedores potenciais a crescer e ter um momento positivo para o Brasil”, disse.

Para o diretor de administração e finanças do Sebrae Nacional, José Cláudio dos Santos, o quadriênio 2015-2018 será bastante desafiador, considerando todas as circunstâncias que o Brasil e o mundo vivem. “Temos que buscar a maior eficiência possível na gestão dos pequenos negócios, na gestão do Sebrae, capacitando e fortalecendo essas pequenas empresas para que elas possam competir, inovar e serem referência no cenário nacional, na geração de renda e em tudo aquilo que nós esperamos deste segmento”, pontuou.

Robson Braga de Andrade substituiu Roberto Simões, que é membro da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), enquanto Heloísa Menezes entrou no lugar de Carlos Alberto dos Santos na Diretoria Técnica. Estiveram presentes na solenidade o ministro Aldo Rebelo da Ciência, Tecnologia e Inovação, a ministra Kátia Abreu, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Armando Monteiro, a ministra Teresa Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além de parlamentares, autoridades nacionais e lideranças locais.