Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Policial

Operação Piracema apreendeu 632 quilos de pescado e autuou 32 nos rios de MS

Segundo a PMA, os números tem se mantido em patamares esperados e aceitáveis, dentro da meta preventiva

Midiamax

27 de Fevereiro de 2015 - 09:17

Durante a Operação Piracema, que termina amanhã (28) a meia noite, a PMA (Polícia Militar Ambiental) apreendeu 632 quilos de pescado, contra 1.085 quilos do ano passado. Foram 32 pessoas autuadas, menos que do ano anterior que foi de 38.

Deste total, 29 foram presos em flagrante, um a menos que em 2014. Alguns infratores conseguiram escapar da prisão em flagrante, mas sendo identificados e multados. Desde que adotou a estratégia de monitorar os cardumes, principalmente nos pontos de vulnerabilidade, nos últimos seis anos têm-se apreendido em média uma tonelada de pescado, com média de 57 pescadores presos.

Segundo a PMA, os números tem se mantido em patamares esperados e aceitáveis, dentro da meta preventiva. A quantidade de petrechos de pesca, barcos, motores de popa apreendidos foram menores a todas as operações, porém, dentro do esperado, haja vista, a quantidade menor de autuados.

Abertura da pesca

A partir do dia 1º de março inicia uma nova fase da fiscalização com a pesca aberta em Mato Grosso do Sul, com exceção dos rios onde permanentemente a pesca não é permitida e em alguns locais especiais. Em alguns trechos e alguns rios é permanentemente permitida apenas a pesca na modalidade pesque-solte.

Alerta aos pescadores

A PMA alerta para que as pessoas que praticarão a pesca, que cumpram as leis, pois mesmo com a pesca aberta, várias atitudes continuam sendo crimes, inclusive, com as mesmas penalidades de pescar em período de piracema. Exemplo: Pescar com petrechos, ou com método de pesca proibidos, em quantidade superior à permitida, ou em local proibido e capturar pescado com tamanho inferior ao permitido, bem como transportar produto da pesca predatória.