Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

DNIT autoriza novo acesso que livra Seara/JBS do risco de pagar 1h18min hora extra in itinere

No pátio em frente da empresa, será construído um estacionamento com 12 vagas para ônibus

Flávio Paes/Região News

27 de Fevereiro de 2015 - 14:09

 O DNITT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), autorizou a Seara/JBS implantar uma alça de acesso ao frigorifico, exclusiva para os ônibus que transportam os 1.600 funcionários do frigorífico. Será aberta uma pista dupla com 230 metros de extensão, na margem direita da BR-060 (sentido Sidrolândia/Campo Grande) dentro da faixa de domínio da rodovia. No pátio em frente da empresa, será construído um estacionamento com 12 vagas para ônibus. Próximo dali será construída uma nova portaria para o funcionário bater o ponto 30 segundos depois de desembarcar.

Um dos objetivos da empresa com a mudança do acesso e da portaria (que hoje fica numa via lateral) é escapar risco de vir a sofrer novas ações trabalhistas com a cobrança de até 1h18 min por mês de hora extra in itinere, referente ao tempo de duração do trajeto que o trabalhador faz entre a portaria e o vestuário onde estão instalados os relógios de ponto. Como os locais ficam distantes, o funcionário demora aproximadamente 4 minutos neste procedimento, do desembarque, a entrada na empresa e o registro do início do expediente.

A Seara negocia um acordo coletivo na Justiça para tentar se livrar de um milionário passivo trabalhista gerado pela cobrança da hora-extra in intinere ao período (em torno de 40 minutos por dia) de duração do trajeto do trabalhador de casa até o serviço(e vice-versa). A criação do transporte coletivo, em funcionamento desde outubro do ano passado, eliminou o risco de novas ações trabalhistas com esta reclamação ;

Além da construção da pista, o superintendente regional do DNITT, Carlos Antonio Pascoal, autorizou a instalação de um radar próximo a rotatória para controlar a velocidade e evitar o risco de acidente no local por onde passam os caminhões frigoríficos que transportam a produção de frango da Seara.

Na quarta-feira uma delegação de Sidrolândia, liderada pelo prefeito  Ari Basso, se reuniu com o superintendente do DNITT para discutir o  projeto do novo acesso, além de outras demandas, como o recapeamento do trecho urbano da BR-060, que é a a Avenida Dorvalino dos Santos. "Foi uma conversa produtiva", destaca o vereador Edno Ribas, que pela terceira vez conseguiu agendar uma audiência com o superintendente, tendo desta vez o apoio do deputado Beto Pereira.

O vereador Edno Ribas (PDT) diz que o DNIT tem sido receptivo as reivindicações de Sidrolândia. "Já fomos atendidos na reivindicação por reforço na sinalização em trechos da BR-060 onde há mais acidentes, Foram instalados radares  na Estação Bolicho e na serra de Nioaque", observa. Ele destaca também a reforma e ampliação do posto da base operacional da Polícia Rodoviária Federal em Sidrolândia.