Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Sidrolandia

Cidade de MS decreta emergência após protestos de caminhoneiros

Caminhoneiros protestam no estado contra taxas de impostos, preço do óleo diesel e valor do frete desde sábado (21).

G1

28 de Fevereiro de 2015 - 07:08

A prefeitura de São Gabriel do Oeste, decretou situação de emergência nesta sexta-feira (27), devido à greve dos caminhoneiros no estado, que chegou ao sexto dia no estado. O decreto está disponível no site do órgão, e ainda cabe publicação nos Diários Oficiais.

No decreto, o prefeito Adão Rolim (PR) considera justo o manifesto dos caminhoneiros e lembra que o município depende economicamente das atividades desses profissionais para escoamento da produção agropecuária, além de ser grande geradora de empregos.

Protesto

Caminhoneiros protestam no estado contra taxas de impostos, preço do óleo diesel e valor do frete desde sábado (21). Na terça-feira (24), a Justiça Federal mandou acabar com as interdições sob pena de R$ 10 mil de multa por hora de descumprimento da ordem.

Mesmo com a determinação judicial, os bloqueios continuaram. Na quinta-feira (26), foram oito pontos de interdição, entre eles o kms 614, da BR-163, em São Gabriel do Oeste. Mas, os caminhoneiros permaneceram no local em protesto.

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), informou na quinta-feira que vai reduzir até o fim deste ano alíquota de 17% do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o óleo diesel.

Apoio

Os produtores rurais de São Gabriel do Oeste apoiam os protestos dos caminhoneiros e donos de transportadoras em Mato Grosso do Sul. Na quinta-feira (26), a categoria começou a juntar maquinário agrícola à beira da BR-163, em adesão às manifestações.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta sexta-feira (27), não há bloqueios em nenhuma das rodovias federais que cortam Mato Grosso do Sul.