Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Política

Bloco de oposição monopoliza comando e relatoria de comissões

Os vereadores da base não conseguiram ficar com nenhuma relatoria, o máximo que obtiveram foi a secretaria da CPC

Flávio Paes/Região News

05 de Março de 2015 - 13:00

O que já havia sido antecipado pelo Região News se confirmou: o bloco de oposição, integrado por vereadores do PMDB/PR/SDD/PT monopolizou o comando de todas as comissões técnicas da Câmara. O petista Sérgio Bolzan, que embora na base do Governo se juntou ao grupo, garantiu a presidência de duas comissões, a de Projetos e Convênios (CPC) e a de Orçamento e Finanças, que ao lado da Comissão de Legalidade e Cidadania, é principal comissão da casa. Os vereadores da base não conseguiram ficar com nenhuma relatoria, o máximo que obtiveram foi a secretaria da CPC, assegurado por Cledinaldo Cotócio (PP); e da Comissão de Educação, Esporte e Lazer, reservada a Vilma Felini .

A vereadora Rosangela Rodrigues vai presidir duas comissões, da de Legalidade e Cidadania e a de Educação, Esporte e Lazer. O vereador Mauricio Anache (SDD),vai presidir a Comissão de Saúde e Direitos Sociais e será o relator de duas Comissões, a de Legalidade e Cidadania e a de Orçamento e Finanças. O petista (da oposição) vai presidente a Comissão de Desenvolvimento Sustentável.

O Solidariedade, com uma bancada de quatro vereadores, tem pelo menos um representante exercendo cargos de comando das comissões. O vereador Dr. Jurandir será o relator das comissões de Projetos e Convênios (CPC) e de Saúde, Direitos Sociais. Já Marcos Roberto ficou com a relatória das Comissões de Educação, Esporte e Lazer e de Desenvolvimento Sustentável, além da Secretaria, da Comissão de Orçamento e Finanças.  

Confira a composição das comissões

  • Comissão de Projetos e Convênios (CPC)

Comissão de projetos, convênios, parcerias público privadas, e de eficácia legislativa. Além de proporcionar e incentivar a elaboração de projetos em parceria com os governos estaduais e federais, batalhando pela captação de recursos atraves de emendas parlamentares e ou convênios. Compete a ela opinar sobre atividades produtivas em geral, públicas ou privadas, envolvendo os setores primário, secundário e terciário da economia do Município e fiscalizar o cumprimento dos convênios e projetos.

A composição da CPC ficou da seguinte forma:

Presidente - Sergio Bolzan (PT)

Secretário - Cledinaldo Cotócio (PP)

Relator - Dr Jurandir Cândido (SD)

Membros - Edno Ribas (PDT) e Moacir Romero (PSDB)

Suplentes - Waldemar Acosta (PDT) e Drª Rosângela Rodrigues (PMDB)

  • Comissão de Educação Esporte e Lazer (CEC)

Comissão de Educação, Cultura, esporte, lazer, atividades sócio educativas e conselhos municipais, juventude e estudantes, conhecida resumidamente como CEC. Compete apreciar e manifestar-se, obrigatoriamente, quando o assunto for educacional, artístico e desportivo, concessão de bolsa de estudos e transporte universitário e reorganização da Prefeitura nas áreas de educação, cultura esporte e lazer etc.

A composição da CEC ficou da seguinte forma:

Presidente - Drª Rosângela Rodrigues (PMDB)

Secretário - Vilma Felini (PSDB)

Relator - Marcos Roberto (SD)

Membros - Sergio Bolzan (PT) e Waldemar Acosta (PDT)

Suplentes - Edno Ribas (PDT) e Dr Maurício Anache (SD)

  • Comissão de Saúde e Direitos Sociais ( CSDS)

Comissão de Saúde, Assistência social, especialidades médicas, Controle de epidemias, saúde da criança e direito dos idosos. Compete apreciar e manifestar-se, obrigatoriamente, quando o assunto for patrimônio histórico, saúde pública e saneamento básico, assistência social e previdenciária em geral, reorganização administrativa nas áreas de saúde e assistência social da prefeitura, declaração de utilidade pública municipal a entidades que possuem fins filantrópicos etc.

A composição da CSDS ficou da seguinte forma:

Presidente - Dr Mauricio Anache (SD)

Secretário - Edivaldo dos Santos (Vadinho PT)

Relator - Dr Jurandir Cândido (SD)

Membros - Moacir Romero (PSDB) e Waldemar Acosta (PDT)

Suplentes - Cledinaldo Cotócio ( PP) e Marcos Roberto (SD)

  • Comissão da Legalidade e Cidadania (CLC)

É a comissão de Constituição e Justiça, Trabalho, cidadania, previdência social, direitos sociais e coletivos, direitos difusos e coletivos, direito da mulher, criança e adolescente, meio ambiente e de sustentabilidade, que foi denominada resumidamente como de Legalidade e Cidadania. Compete a ela manifestar-se em todas as proposições que tramitem na Casa, quanto aos aspectos constitucional, legal, regimental, gramatical e lógico. É aprimeira a dar seu parecer em qualquer matéria que tramitar na Câmara.

A composição da CLC ficou da seguinte forma:

Presidente - Drª Rosângela Rodrigues (PMDB)

Secretário - Edivaldo dos Santos (Vadinho PT)

Relator - Dr Mauricio Coutinho Anache (SD)

Membros: Edno Ribas ( PDT) e Vilma Felini (PSDB)

Suplentes: Moacir Romero (PSDB) e Sergio Bolzan (PT)

  • Comissão de Orçamento e Finanças (COF)

É a Comissão de Orçamento, Finanças, Arrecadação, controle da execução e eficácia orçamentária e fiscalização. Compete opinar, obrigatoriamente, sobre todas as matérias de caráter financeiro e especialmente quando for o caso de diretrizes orçamentárias, proposta orçamentária e o plano plurianual, abertura de crédito e empréstimos públicos, aterações no orçamento do município etc.

A composição da COF ficou da seguinte forma:

Presidente - Sergio Bolzan (PT)

Secretário - Marcos Roberto (SD)

Relator - Dr Maurício Anache (SD)

Membros - Cledinaldo Cotocio (PP) e Moacir Romero (PSDB)

Suplentes - Vilma Felini (PSDB) e Dr Jurandir Cândido (SD)

  • Comissão de Desenvolvimento Sustentável – CDS

 Presidente: Edivaldo dos Santos

Secretária: Rosângela Rodrigues dos Santos;

 Relator: Marcos Roberto Silveira;

 Membro: Vilma Teresa Felini;

 Membro: Edno Ribas Machado;

Primeiro Suplente: Cledinaldo Marcelino Cotócio.