Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Projeto do Pantanal de MS recebe prêmio internacional

A ONG WCS Brasil, que desenvolve soluções científicas para a conservação da vida silvestre no país, acaba de receber o prêmio em Zurique

Correio do Estado

26 de Março de 2015 - 14:34

O Projeto no Planalto do Pantanal, desenvolvido pela ONG WCS Brasil, recebeu este ano o Prêmio Internacional para Manejo Sustentável de Bacias Hidrográficas da SwissRe Foundation, do qual receberá U$ 150 mil para investir no uso sustentável da terra e na preservação da bacia hidrográfica da região. O objetivo do projeto é trabalhar com a comunidade para proteger mananciais de água, córregos, vegetação nativa e a biodiversidade local através do planejamento e da implementação de um plano de conservação no município de Corguinho (MS).

A ONG WCS Brasil, que desenvolve soluções científicas para a conservação da vida silvestre no país, acaba de receber o prêmio em Zurique. A premiação reconhece iniciativas que beneficiam comunidades locais e priorizam o meio ambiente. Além disso, incentiva a implementação de princípios sustentáveis na gestão de bacias hidrográficas e representa o compromisso da instituição na proteção e preservação de fontes de água potável nos países em desenvolvimento e com economias emergentes.

O prêmio de U$ 150 mil será usado no desenvolvimento de propriedades-modelo com pecuária sustentável, na capacitação de produtores rurais e na educação ambiental nas escolas municipais de Corguinho. O diretor da WCS Brasil, Carlos Durigan, acredita que o município piloto servirá de exemplo para expandir o projeto para outros municípios vizinhos da região.

O objetivo do projeto brasileiro, vencedor entre quase 300 candidatos, é fazer um planejamento territorial que preserve do desmatamento os corredores de alta biodiversidade para a fauna local, mantendo a sua conectividade e sua função ecológica na região. A área de Corguinho abrange as nascentes e bacias dos rios Negro, Taboco e Aquidauana, fornecedores de grande parte da água que forma o Pantanal Sul.

Segundo a coordenadora da WCS Brasil Pantanal, Alexine Keuroghlian, o plano propõe a proteção e recuperação das bacias hidrográficas e da biodiversidade regional. “Estamos ampliando esforços para implementar e disseminar práticas de uso sustentável da terra tanto em propriedades rurais individuais, quanto em escala municipal. O planejamento inclui ainda a capacitações de produtores rurais, funcionários do município e também os estudantes da região”, explica Alexine.

O Instituto Quinta do Sol e a Prefeitura de Corguinho serão os principais articuladores locais na execução do projeto. A ONG conta ainda com a parceria da IMASUL, UFMS, AGRAER, EMBRAPA/Pantanal e UNESP Rio Claro. O coordenador científico da ação, Don Eaton, espera que o financiamento ajude a diminuir os impactos negativos que o uso não sustentável da terra causa nas cabeceiras da região.

Fundada em 1895, a WCS atua no Brasil desde a década de 70 na preservação e recuperação das cabeceiras dos rios do Pantanal.