Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Municípios de MS recebem computadores para informatizar serviços farmacêuticos

Alguns municípios já começaram a receber os computadores desde o dia 17 deste mês, entre eles Sete Quedas, Caarapó e Deodápolis

Notícias MS

27 de Março de 2015 - 10:36

O Ministério da Saúde irá entregar 125 computadores para 19 municípios de Mato Grosso do Sul para informatizar os serviços farmacêuticos. Em todo o País, serão distribuídos 5.112 computadores e, posteriormente, 1.704 impressoras. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e vai beneficiar 485 cidades do país.

Alguns municípios já começaram a receber os computadores desde o dia 17 deste mês, entre eles Sete Quedas, Caarapó e Deodápolis. A estratégia de modernizar os estabelecimentos farmacêuticos integra o Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde – QualiSUS-Rede, que prevê ainda a realização de cursos de capacitação, com 4.860 vagas, para profissionais e gestores que desenvolvem serviços farmacêuticos no SUS.

Também está em andamento uma pesquisa para avaliar a qualidade dos serviços farmacêuticos ofertados no SUS, desde a Atenção Básica até os serviços hospitalares, nas unidades próprias do Programa Farmácia Popular do Brasil, no sistema prisional e na saúde indígena.

“O objetivo geral do projeto é qualificar a gestão da Assistência Farmacêutica por meio da formação profissional e informatização dos serviços farmacêuticos e, assim, ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população brasileira”, explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

Nesta primeira fase serão contempladas as Centrais de Abastecimento Farmacêutico e Almoxarifados, as farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), além das Farmácias do Componente Especializado, que distribuem medicamentos indicados para o tratamento de doenças crônicas e/ou raras. Na fase seguinte, os equipamentos chegarão aos serviços farmacêuticos do Subsistema da Saúde Indígena, que atende os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIS) e demais polos indígenas.

Melhoria do acesso

O Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica foi criado em 2012 para melhorar a qualidade do acesso a medicamentos no Brasil. Organizado em quatro eixos (estrutura, educação, informação e cuidado), o programa engloba desde investimentos na estruturação dos serviços farmacêuticos até ações de cuidado ao usuário.

Confira os municípios sul-mato-grossenses contemplados:

Amambai

Antônio João

Aral Moreira

Caarapó

Coronel Sapucaia

Deodápolis

Douradina

Dourados

Fátima do Sul

Glória de Dourados

Itaporã

Jateí

Laguna Carapã

Paranhos

Ponta Porã

Rio Brilhante

Sete Quedas

Tacuru

Vicentina