Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Estado registra 72 acidentes com escorpiões e emite alerta para cuidados

Diante dos números, o centro emite alerta para que as pessoas redobrem os cuidados

Campo Grande News

27 de Março de 2015 - 14:53

Em menos de três meses, já foram registrados 72 acidentes com escorpiões em Mato Grosso do Sul. Segundo dados do Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica), nesse mesmo período também foram feitas orientações sobre riscos e prevenções de animais peçonhentos. Diante dos números, o centro emite alerta para que as pessoas redobrem os cuidados.

De acordo com o coordenador do Civitox, Carinston da Costa, o aparecimento dos escorpiões nesta época do ano está associado à sazonalidade, ou seja, o calor e a umidade são os fatores que mais contribuem para o aparecimento deste tipo de animal peçonhento. “Em Campo Grande temos mais um agravante, o fato de termos os córregos canalizados no centro da cidade”, disse.

A recomendação é de que as famílias nivelem causadas, pisos e portas para evitar o alojamento de escorpiões; coloquem barreiras de proteção nas portas, observar toalhas de banho e calçados antes de usar; deixar as camas 10 cm afastadas da parede; colocar uma tela de proteção nos berços; deixar ralos fechados e usar chinelos de dedo no banho.

O Civitox também recomenda tampar sempre os lixeiros e utilizar sacos plásticos, evitando restos de alimento expostos, pois podem atrair a presença de insetos (baratas, grilos, etc) e aranhas, que são alimentos para o escorpião. Ao limpar os jardins, quintais e terrenos, não revirar as folhagens, pedras, madeira e outros materiais diretamente com as mãos; usar luvas e revirar os objetos com um pedaço de madeira; manter a residência livre de insetos, de lixo e materiais entulhados; manter os quintais e terrenos limpos e em bom estado de organização, entre outros.

Em casos de acidentes com animais peçonhentos e envenenamentos, o Civitox deve ser informado através dos telefones 0800 722 6001 (gratuito) e (67) 3386-8655, que funcionam 24 horas.