Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolandia

Alunos expõem na Espanha pesquisa de combate ao mosquito da dengue

Desenvolvida desde março de 2014, o projeto intitulado “Potencial larvicida da Sapindus saponaria frente ao vetor Aedes aegypti” está em fase de conclusão

Correio do Estado

27 de Março de 2015 - 15:45

Alunos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) estarão participando, até este sábado (28), da XVI Exporecerca Jove, feira científica promovida no Campus La Salle, da Universidade Ramon Llull, na cidade de Barcelona, Espanha. O evento reúne mais de 100 trabalhos da Europa e da América.

Participam os estudantes André Nunes, 18, Guilhermis Idalino, 17, e Tatiele Viana, 17, que apresentam a pesquisa desenvolvida no Câmpus Campo Grande que estuda o potencial de uma planta comum na região no combate à dengue.

“A expectativa com esse evento é podermos divulgar nosso trabalho, conhecer outros projetos e outras culturas", disse André.

A participação no evento recebe apoio financeiro do IFMS da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi). Além da professora Ana Navarrete, que coordena a pesquisa, um dos estudantes também foi para a Espanha com o apoio financeiro da instituição. Os dois outros alunos viajaram com recursos próprios.

Pesquisa

Desenvolvida desde março de 2014, o projeto intitulado “Potencial larvicida da Sapindus saponaria frente ao vetor Aedes aegypti” está em fase de conclusão.

O trabalho consiste em usar as folhas da planta Sapindus saponaria – popularmente conhecida como sabão-de-soldado, saboneteira, entre outros –, colocá-las em uma estufa, triturá-las e imergi-las no etanol em diversas concentrações.

Depois da evaporação do álcool, a pasta que resta é extraída e testada com larvas do Aedes aegypti. A concentração que apresentou a melhor taxa de mortalidade é a de 500mg/ml. Das 25 larvas usadas no teste, 20 morreram.

“O objetivo é desenvolver um bioinseticida com esta planta, que é abundante em Campo Grande, para matar o mosquito que causa a dengue, cuja incidência é muito grande”, afirmou a professora Ana.

O próximo passo é realizar testes no meio ambiente para descobertas de possíveis danos à saúde.

Dengue 

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é uma doença viral que se espalha rapidamente.

Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, já foram notificados ao todo 8.424 casos da doença nos três primeiros meses de 2015. Duas mortes já foram confirmadas no Estado pela Secretaria, em Corumbá e Paranhos.

Em caso de suspeita de dengue, a recomendação do Ministério da Saúde é que a pessoa deve procurar o serviço de saúde e evitar a automedicação.