Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Professores indígenas de Paranhos participam de capacitação na FAIND/UFGD em Dourados

Após a formação na FAIND, os professores irão repassar para os colegas em suas respectivas aldeias, sendo multiplicadores de informações e conhecimentos

Jaime Mel

30 de Março de 2015 - 14:53

Nos dias 19 a 21 de março do ano corrente, estiveram na FAIND (Faculdade Intercultural Indígena) – UFGD/Dourados participando da Formação Continuada: Ação Saberes Indígenas na Escola - 2015, sete professores indígenas representando as escolas indígenas do município de Paranhos, destes, quatro são: Orientadores de Estudos, um é Conteudista e dois Pesquisadores, foram também duas coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação. A Ação Saberes Indígenas na Escola integra o Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais no seu eixo Pedagogias Diferenciadas e Uso das Línguas Indígenas.

Após a formação na FAIND, os professores irão repassar para os colegas em suas respectivas aldeias, sendo multiplicadores de informações e conhecimentos. Os professores indígenas estão tendo a oportunidade de receber formação na própria língua, pois os Orientadores de Estudos Indígenas estarão partilhando e contextualizando os estudos.

Isso acontecerá durante todo o ano de 2015. A Prof.ª Lucinda Reis Cutrim Loureiro que é a Coordenadora da Ação no Município, agradece todo apoio do Prefeito Julio Cesar de Sousa e da Secretária Municipal de Educação, Prof.ª Rosimeri Valverde Bittencourt, que desde 2014 já vem apoiando em todas as ações que tem envolvido as formações, como transporte, alimentação, materiais pedagógicos entre outros. Ressaltando que as formações com esse formato e propostas são novidades em nosso município.