Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolandia

Assessoria Sindical da Fiems traz especialista para oficina sobre negociação coletiva

O consultor de relações trabalhistas e sindicais Daniel Violante debateu o assunto com lideranças sindicais industriais do Estado

Daniel Pedra

31 de Março de 2015 - 14:21

Como se preparar e fechar uma negociação coletiva, entre outras questões que envolvem este momento, foram abordados durante a oficina “Praticando Negociação Coletiva”, realizada pela Assessoria Sindical da Fiems, por meio do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo), em parceria com a CNI, nesta terça-feira (31/03) no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS). Na oportunidade, as lideranças sindicais industriais e representantes tiveram a oportunidade de simular uma rodada de negociação orientada pelo consultor de relações trabalhistas e sindicais Daniel Violante.

Durante a oficina, Daniel Violante destacou que todo o processo que ocorre na construção da relação sindical - sindicato dos empregadores (patronal) – sindicato dos empregados (laboral) - impacta e precisa ser acompanhada durante o ano todo. “O sucesso da negociação depende quase que integralmente das condições estruturais da base como comunicação, clima organizacional, relacionamento sindical e plano de contingência”, completou.

Para a gestora do PDA em Mato Grosso do Sul, Aline Cardoso, a oficina buscou aprimorar as habilidades dos representantes dos sindicatos empresariais ao longo do processo de elaboração de convenções coletivas e também o diálogo com os sindicatos de trabalhadores. “O treinamento contribui para a atuação dos sindicatos no cotidiano das relações sindicais”, disse.

Já o presidente do Sindiplast/MS (Sindicato das Indústrias Plásticas e Petroquímicas de Mato Grosso do Sul), Zigomar Burille, destacou que a oficina vai agregar muito conhecimento. “É preciso avaliar bem, cada solicitação feita pelo laboral e pensar lá na frente”, disse.

A representante da área jurídica da Fiems, Karine Ignácio Pinto, compartilha da mesma opinião e ressaltou que a cada ano a negociação é diferente. “Cada negociação ocorre de uma forma e tem as suas particularidades. Por isso, é preciso atenção dos que estão incumbidos de fazer a negociação”, analisou.