Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Política

PT articula para atrair dois vereadores do Solidariedade e garantir chapa forte

O presidente do diretório municipal Wanderlei Barbosa garante que por enquanto só há especulações.

Flávio Paes/Região News

20 de Abril de 2015 - 14:13

Com a perspectiva de proibição das coligações na disputa por vagas no Legislativo em todos os níveis (Câmara Federal, Assembleia e Câmara Municipal) a partir da eleição de 2016, o PT já está articulando a filiação dos vereadores Jurandir Cândido e Marcos Roberto, que representam metade da atual bancada do Solidariedade no legislativo sidrolandense, integrada ainda pelos vereadores Mauricio Anache e David Olindo, este último, pode migrar de volta ao PR.

As conversações estão sendo conduzidas pelo diretório regional para evitar o que aconteceu em maio de 2011, quando David assinou a ficha de filiação ao partido, com aval inclusive de Zeca do PT, acabou sendo vetado pelo diretório municipal e teve de entrar no PR para disputar a eleição de 2012.

O presidente do diretório municipal Wanderlei Barbosa garante que por enquanto só há especulações. Os vereadores Edivaldo dos Santos e Sérgio Bolzan, não só confirmam as conversações com os colegas de Câmara, mas também as articulações para oficializar a entrada no partido do vice-prefeito Marcelo Ascoli, que já na eleição de 2014, fez campanha ao candidato petista ao Governo, senador Delcídio Amaral, ficando longe do palanque do candidato tucano Reinaldo Azambuja, que acabou eleito.

Na eleição de 2008 o PT precisou da coligação com o PDT e o PP, para garantir a eleição de um candidato, Jean Nazareth, presidente da Câmara no biênio 2011/2012. Os candidatos  petistas obtiveram 1.719 votos, abaixo do quociente eleitoral necessário para garantir uma vaga (1.800 votos), enquanto os cinco candidatos do PDT asseguraram 3.241 votos, garantindo na época a eleição de Antônio Galdino e Waldemar Acosta.

Já na eleição de 2012, quando o partido lançou chapa pura, com 20 candidatos, a votação dos petistas aumentou 89,53%, atingindo 2.216 votos, garantindo a vaga para Edivaldo dos Santos (eleito com 620 votos) e Sérgio Bolzan (que obteve 454), ambos do grupo de 13 postulantes que fizeram campanha para o PSDB.

Os tucanos petistas somaram 2.126 votos, insuficientes para garantir duas vagas, asseguradas com a soma de mais 1.115 dos sete candidatos favoráveis à aliança com o PMDB. Além de formar uma chapa forte para disputar a Câmara Municipal, o PT planeja lançar chapa própria para disputar a Prefeitura, depois de ter se divido em 2012 entre os palanques do PMDB e PSDB. “Nas últimas disputas para o Governo e o Estado, o PT venceu em Sidrolândia”, lembra o vereador Bolzan.