Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Prefeito participa de Caravana em lançamento do Plano de Políticas para População Indígena

A Prefeitura Municipal autorizou a contratação de ônibus para levar a caravana de Sidrolândia até o local do evento

Cid Pinheiro

25 de Abril de 2015 - 07:41

O prefeito de Sidrolândia, Ari Basso acompanha na próxima segunda-feira, dia 27 de abril, ao lado do Governador do Estado Reinaldo Azambuja e do Ministro do Trabalho Manoel Dias a abertura do Seminário Indígena que acontecerá as 16 horas no Auditório do Teatro Aracy Balabanian. A Prefeitura Municipal autorizou a contratação de ônibus para levar a caravana de Sidrolândia até o local do evento.

Com o objetivo de dar visibilidade às culturas indígenas de Mato Grosso do Sul, promovendo a confraternização entre esses povos e o compartilhamento de problemas e soluções comuns vividos por eles, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Subsecretaria de Políticas Indígenas, lança na próxima semana, dentro do Mês do Índio, uma série de ações voltadas para essa população no Estado.

Entre as medidas anunciadas está a elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas para a População Indígena, com previsão de entrega até novembro deste ano. Ainda dentro do evento, estão previstas parcerias com a Fundação de Esportes de MS (Fundesporte), Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Fundação Rádio e TV Educativa (Fertel) e Fundação de Trabalho (Funtrab), que permitirão o lançamento dos Jogos Indígenas, do programa de Rádio Voz Indígena e dos programas de microcrédito e qualificação para índios.

De acordo com a subsecretária de Políticas Indígenas, Silvana Dias, a elaboração do plano, que será um dos primeiros do País, terá uma grande importância não só no aspecto de ações políticas, mas também servirá de reconhecimento à luta do movimento indígena.

As apresentações culturais também farão parte do evento. Na segunda-feira (27), a partir das 17h30, haverá a apresentação de dança Kadiwéu e dança Terena de recepção e acolhimento aos convidados e participantes do evento, juntamente com uma exposição de artesanato e cerâmicas além de comidas típicas produzidas pelos indígenas, e logo em seguida um reza tradicional do povo Guarani – Kaiowá, abençoando o evento, iniciando no calçadão de entrada do centro cultural, adentrando o mezanino até chegar ao Teatro Aracy Balabanian, finalizando a abertura oficial com hino nacional em Terena.