Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Política

Prefeito deve atropelar pretensões de Di Cezar e assumir a direção municipal do PSDB como candidato de consenso

A convenção está programada para o dia 17 e o prazo para inscrição de chapas termina no sábado, dia 10

Flávio Paes/Região News

03 de Maio de 2015 - 21:26

A duas semanas da convenção que elegerá o novo diretório municipal e a Comissão Executiva do PSDB, o prefeito Ari Basso (PSDB) parece disposto a encabeçar uma chapa de consenso, atropelando as pretensões do ex-vereador Di Cezar, até aqui o único tucano que admitiu publicamente interesse em substituir o atual presidente, Moacir Hernandes, com o aval do ex-prefeito Enelvo Felini. O prefeito parece disposto a assumir o comando partidário para coordenar pessoalmente as articulações para formação de alianças com vistas à eleição de 2016, quando deve tentar a reeleição. “Vamos buscar uma solução que garanta a unidade partidária”, sustenta o prefeito, que publicamente mantém uma posição cautelosa sobre a eleição do novo diretório.

Nesta semana Ari Basso deve chamar Di Cezar para uma conversa, abrindo caminho para formação de uma chapa de consenso. A inscrição das chapas (ou da chapa única) será no próximo dia 10, das 8 às 11 horas da manhã, quando o secretário-geral da Comissão Executiva vai estar de plantão na Rua Elcinda Gonçalves de Souza, 340, no Jardim das Paineiras.  

A convenção do PSDB inicialmente estava marcada para 12 abril, mas foi adiada porque a data coincidia com a das grandes manifestações de protesto que mobilizaram o país. Foi marcada para o próximo domingo, mas como é dia Das Mães, optou-se por um novo adiamento, desta vez para o dia 17, a partir das 8 horas da manhã, na sede do Sindicato Rural, na Rua Pernambuco.  

Como é um local com capacidade para receber poucas pessoas, pequeno para receber os aproximadamente 1.500 filiados do partido, pelo visto a cúpula tucana aposta no consenso, e que não haja disputa, mas a aclamação dos 33 membros e 6 suplentes que vão compor o futuro diretório municipal; os delegados à convenção estadual; além dos cinco integrantes efetivos e cinco suplentes do Conselhos de Ética e Disciplina. Depois de eleito (ou aclamado) o novo diretório, a nova cúpula vai eleger a partir das 11h30, a nova Executiva Municipal, além dos membros efetivos e suplentes, do Conselho Fiscal.

Sem consenso

Di Cezar vem postulando à presidência do diretório municipal do PSDB com o aval do ex-prefeito Enelvo Felini. Ele convenceu sua esposa, a vereadora Vilma Felini, a desistir de comandar a Executiva tucana em favor do ex-vereador que se distanciou do círculo mais próximo do prefeito Ari Basso, desde novembro do ano passado, quando foi demitido da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Este distanciamento ficou evidente mais recentemente quando o ex-vereador não teve o respaldo direto do prefeito para assumir a gerência local da Sanesul. Por interferência do deputado estadual Beto Pereira, credenciado por ter sido o candidato eleito a Assembleia mais votado na cidade, o governador Reinaldo Azambuja decidiu manter no cargo o atual gerente, Marcelo Piel, que é funcionário de carreira.