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Sidrolandia

Prefeitura destina R$ 1,2 milhão para transporte e deixa de fazer repasse direto a estudantes

Já está tramitação na Câmara o projeto que autoriza o Executivo a repassar os recursos para a Associação custear o transporte entre os meses de fevereiro e novembro

Flávio Paes/Região News

04 de Maio de 2015 - 09:05

Com redução de 24,39% em relação ao orçamento de 2014, o transporte para Campo Grande e Maracaju de estudantes universitários e alunos de cursos técnicos vai custar neste ano aos cofres públicos R$ 1.230.400,00. O recurso será repassado em 10 parcelas diretamente à Associação dos Universitários Campesinos, entidade que acabou assumindo o gerenciamento do serviço, com o fechamento da Associação dos Estudantes de Sidrolândia. Foi abandonado o formato adotado ano passado, de depósito mensal dos recursos na conta bancária dos estudantes, sob a forma de subvenção pessoal depositada na conta do aluno.

Como aproximadamente 200 alunos não apresentaram o comprovante referente ao mês de outubro (liberado em dezembro) de que efetivamente usaram o dinheiro para pagar a empresa que faz o transporte, ainda está pendente a parcela de novembro, disponibilizada em fevereiro pela Prefeitura.

Já está tramitação na Câmara o projeto que autoriza o Executivo a repassar os recursos para a Associação custear o transporte entre os meses de fevereiro e novembro. Há uma incongruência entre o valor fixado no artigo primeiro da proposta e a planilha encaminhada para análise dos custos. O repasse de R$ 1.230.400,00, já mencionado, corresponde a 10 parcelas de R$ 123.040,00. A planilha prevê o pagamento mensal de R$ 129.262,00, o que implicará num desembolso anual de R$ 1.292.620,00, uma diferença de R$ 62.220,00. Este orçamento toma como base o atendimento de 459 alunos (universitários e cursistas) de segunda a sábado; 15 cursistas que tem aula uma vez por semana e outros 35 estudantes de cursos técnicos, beneficiados com 50% do subsídio porque tem renda familiar acima de 3 salários mínimos.

Queda

O custo atual do transporte universitário corresponde a 36,93% da despesa que a Prefeitura arcava em 2012, quando o orçamento anual foi de R$ 3,3 milhões, embora na prática tenha sido menor, já que a última parcela de R$ 400 mil (referente a novembro) não foi paga à Vacaria, na época, empresa que prestava o serviço. Em 2013, mesmo com a gratuidade mantida, o custo caiu para R$ 2.997 milhões. Ano passado, quando a prefeitura deixou o gerenciamento do serviço e o benefício foi limitado a estudantes com renda familiar até três salários mínimos, a subvenção ficou em R$ 1.553 milhões, corte de quase 54% da despesa de há três anos.