Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Política

Rompido com David, Marcão devolve carro e renuncia a participação em comissões da Câmara

Por enquanto Marcão se mantém como vice-presidente, mas, não será surpresa se também deixar a Mesa.

Flávio Paes/Região News

04 de Maio de 2015 - 08:21

Depois de na semana passada discutir e quase entrar em confronto físico com o presidente da Câmara, David Olindo, o vereador Marcos Roberto (SD), devolveu o veículo oficial que vinha usando para os deslocamentos diários desde a sua posse em janeiro como membro da Mesa Diretora. Também renunciou as participações nas comissões temáticas do Legislativo. Por enquanto Marcão se mantém como vice-presidente, mas, como em pelo menos uma oportunidade já ameaçou deixar o posto, não será surpresa se também deixar a Mesa. O cargo de vice-presidência é praticamente protocolar, com nenhum poder de decisão sobre a gestão administrativa da Casa.

Na quarta-feira passada Marcão encaminhou ofício formalizando a decisão de renunciar as suas participações nas comissões de Educação, Cultura, Esporte, Lazer (da qual era o relator); Orçamento, Finanças, Arrecadação, Controle da Execução e Eficácia Orçamentária e Fiscal (ocupava a secretaria); Saúde e Direitos Sociais (era o 2º suplente) e a relatoria da Comissão de Desenvolvimento Sustentável.

Até a eleição dos novos membros, os suplentes substituirão Marcão nas comissões, por coincidência todos são da base do Governo. Edno Ribas, assumirá a vaga na Comissão de Educação; Vilma Felini, provisoriamente será titular na Comissão de Orçamento, Finanças; Cledinaldo Cotócio, na Comissão de Desenvolvimento Sustentável.

As duas decisões combinadas (a devolução do carro e renúncias a participação nas comissões) foram interpretadas como demonstração pública de rompimento com o presidente. Até bem pouco tempo David Olindo era uma espécie de guru político do vereador desde que ele rompeu com o Governo, saiu do PSDB, ingressou no PROS e depois no SD. Marcão manifestou publicamente gratidão a Olindo por ele ter lhe assegurado apoio jurídico quando os suplentes tucanos (pastor Moacir e Di Cezar) pediram seu mandato e o do vereador Mauricio Anache, por infidelidade partidária.

Não se sabe exatamente o que teria motivado esta mudança radical de Marcos Roberto, que em pouco tempo passou da quase idolatria ao rompimento explícito com o presidente da Câmara. Especula-se que Marcão começou a se desencantar com David porque ele estaria se mostrando muito colaborativo com o Executivo, quando Marcão prefere que a bancada do seu partido, o Solidariedade, faça uma oposição radical ao Governo Municipal.

David acompanhou o prefeito Ari Basso numa viagem a Brasília. Nesta incursão à capital o prefeito esteve em Ministérios e se reuniu com deputados e senadores, pedindo apoio para a liberação de recursos que viabilizem obras e projetos em Sidrolândia. O segundo (e decisivo) episódio foi na terça-feira passada, quando o presidente da Câmara, antes de se reunir com os vereadores (convocados por ele para tratar do assunto) informou ao prefeito a denúncia (comprovada por imagens) de que um motorista da Prefeitura, dirigindo um caminhão da Secretaria de Infraestrutura no dia 26 de abril (domingo), foi flagrado entregando aterro na área onde funcionava o antigo clube Porteira Quebrada. Sugeriu a demissão do secretário Antonio Galdino, que o servidor não fosse punido e ainda se estabelecesse uma tabela para esta prestação de serviço irregular, ou seja, na prática propôs a institucionalização, do cabrito.