Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Mulher que esperou transferência na UPA por 18 horas morre no HU

A dona de casa Celina de Oliveira, 54, que ficou 18 horas esperando vaga em hospital da Capital.

Campo Grande News

24 de Maio de 2015 - 20:55

A dona de casa Celina de Oliveira, 54, que ficou 18 horas esperando vaga em hospital da Capital, faleceu no início da noite deste domingo (24), cerca de três horas após conseguir transferência para a UTI do Hospital Universitário. Ela passou mal na noite deste sábado (23) e foi levada pelas filhas até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas do bairro Universitário.

No local, ela sofreu cinco paradas cardíacas e como a unidade não dispõe de respirador artificial, enfermeiros ficaram se revezando em um aparelho mecânico para garantir oxigênio à paciente. Segundo a nora da dona de casa, Luzia Afonso Vilela Ruas, a família acredita que a demora de um atendimento adequado acabou agravando o quadro de Celina.

"Nenhum médico ainda falou isso oficialmente, mas ela esperou por muito tempo na UPA, isso deve ter prejudicado mais", disse. 

Esta semana, durante cobertura da greve dos médicos da rede municipal, a reportagem do Campo Grande News teve a informação de que nenhuma unidade médica do município dispõe de respiradores automáticos. Celina conseguiu transferência somente por volta das 15 horas deste domingo.

Segundo a mãe de Luzia, Magda Vilela Ruas, apesar de indignada com a demora na transferência, a família ainda vai  decidir se tomará alguma providência quanto a demora no atendimento.