Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Atividade industrial continua com fraco desempenho em Mato Grosso do Sul

O aumento do pessimismo deterioraram as expectativas do industrial sul-mato-grossense

Daniel Pedra

25 de Maio de 2015 - 16:13

A Sondagem Industrial, realizada em abril deste ano pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas sul-mato-grossenses, aponta que a atividade industrial não apresenta sinais de expansão e o desempenho segue fraco. “Quando confrontado com março, abril marcou o 11º resultado consecutivo sem crescimento da produção. Já na comparação contra o mesmo mês do ano anterior se constata que o desempenho foi ainda pior, com o índice de evolução marcando 39,2 contra 47,7 pontos. Por fim, tanto em 2015 quanto em 2014 os resultados ficaram abaixo da linha indicativa de expansão, que é a partir dos 50 pontos”, destacou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende.

Ele acrescenta que a utilização da capacidade instalada segue persistentemente abaixo do usual, sendo que em abril a ociosidade média em Mato Grosso do Sul atingiu 31%. “O índice marcou 35,6 pontos em abril, queda de 4 pontos em relação a março. Já no comparativo com abril de 2014 a queda foi ainda maior, de 10,3 pontos, mantendo o resultado muito abaixo do patamar considerado adequado para o mês, que é alcançado quando o indicador se situa em torno dos 50 pontos, enquanto a utilização média da capacidade instalada nas indústrias pesquisadas foi de 69%”, analisou.

Ezequiel Resende reforça que o cenário econômico nacional também continua sem sinais de recuperação no curto prazo e o aumento do pessimismo deterioraram as expectativas do industrial sul-mato-grossense. “A expectativa em relação à demanda por seus produtos, quantidade exportada, número de empregados e compras de matérias-primas marcaram 42,6, 42,3, 46,9 e 43,8 pontos, respectivamente. Ou seja, ficaram abaixo dos 50 pontos, indicando que não devem ocorrer melhoras nos próximos seis meses a partir de abril”, afirmou.

ICEI e Intenção de Investimento

Já o Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) segue nos mais baixos patamares da série histórica com o mês de maio de 2015 marcando o 2º pior resultado em Mato Grosso do Sul, sendo o 10º mês consecutivo com o índice inferior aos 50 pontos. “O ÍCEI marcou 36,4 pontos em abril. O resultado permanece abaixo da linha divisória dos 50 pontos, principalmente, pelo pessimismo apresentado em relação às atuais condições da economia brasileira, sendo a variável de pior desempenho, marcando somente 20,7 pontos. Na comparação com igual mês do ano passado, o índice apresenta queda de 13,7 pontos”, detalhou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems.

Em maio, para 86,4% dos respondentes as condições atuais da economia brasileira pioraram, enquanto no caso da economia estadual, na mesma comparação, a piora foi apontada por 80% dos participantes. Com relação à própria empresa, as condições atuais estão piores para 73,7% dos respondentes, enquanto para 26,3% elas não se alteraram. Para os próximos seis meses, 67,8% dos respondentes mostraram-se pessimistas em relação à economia brasileira, enquanto no caso da economia estadual o pessimismo foi apontado por 60% dos participantes da pesquisa.

Com relação ao desempenho da própria empresa, considerando os próximos seis meses, 47,4% dos respondentes mostraram-se pessimistas, patamar ainda próximo aos dos que acham que a situação permanecerá igual, que chegou a 31,6%. Sobre a intenção de investimento do empresário industrial de Mato Grosso do Sul, ela segue nos mais baixos índices já registrados, com o industrial mostrando-se pouco confiante em relação aos investimentos para os próximos seis meses. “O indicador de intenção de investimento marcou 39,9 pontos em maio, recuo de 23,9% sobre igual mês do ano passado. Já 67,3% dos respondentes disseram que não pretendem realizar investimentos nos próximos seis meses a partir de maio”, finalizou Ezequiel Resende.