Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Policial

Empresa corumbaense recebe multa de R$ 6,4 mil e apreende carreta com carga ilegal

Os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de um a dois anos de reclusão, se condenados.

Assessoria PMA

28 de Maio de 2015 - 10:05

Policiais Militares Ambientais de Miranda (MS) realizavam fiscalização hoje de madrugada, na BR 262, na altura do km 560, no município e apreenderam uma carga ilegal de madeira da espécie aroeira. A madeira dessa espécie protegida por lei era transportada em um veículo Scania com reboque, em quantidade de 21,4 m³, totalizando 1.240 estacas para cerca. O Documento de Origem Florestal (DOF), que é o documento para o transporte e armazenamento de qualquer produto vegetal estava vencido. Foram apreendidos o veículo e a madeira.

O veículo e a carga foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Miranda. A empresa proprietária da madeira, com domicílio jurídico em Corumbá (MS) foi multada em R$ 6.411,00. Os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de um a dois anos de reclusão, se condenados.

A portaria 83N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.