Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Esporte

Brasil exibe dois sets "olímpicos", esfria com show pop, mas derrota Austrália

Time tem alto nível no início do duelo no Parque Olímpico de Sydney, local dos Jogos de 2000, se desconcentra com intervalo para apresentação de banda, mas 3 sets a 1

GloboEsporte

27 de Junho de 2015 - 08:45

O espírito do Parque Olímpico de Sydney, sede do vôlei nos Jogos de 2000, contagiou os atletas do Brasil em boa parte do primeiro confronto deste final de semana contra a Austrália pela Liga Mundial. Com uma apresentação irretocável nos dois primeiros sets e na metade final do quarto, os visitantes mostraram qualidade de jogo em nível olímpico para fazer 3 sets a 1 (25/17, 25/18, 23/25 e 25/20), em 2h21m de jogo, no início da manhã deste sábado (horário de Brasília). A confirmação do bom desempenho foi vista no semblante sorridente do suspenso Bernardinho na arquibancada do ginásio, que contou com um excelente número de brasileiros apoiando a seleção. O treinador cumpri neste domingo, no segundo encontro entre as equipes, às 3h40m (horário de Brasília), o último dos 10 jogos de punição.

- Nós sabíamos que este jogo seria duro. Tinham vários brasileiros aqui e agradecemos pelo apoio deles. Nós precisamos estudar mais a fundo alguns jogadores australianos antes de amanhã - declarou Bruninho.

O único momento ruim do time canarinho aconteceu na terceira parcial. Um pequeno show da banda pop local "The Potbelleez", entre os segundo e terceiro sets, proporcionou uma longa paralisação, desconcentrando os brasileiros, que "pararam" de sacar e erraram muito. Os anfitriões cresceram e levaram o set. 

A vitória manteve os brasileiros na primeira colocação da chave A, com 21 pontos, quatro a mais do que a Sérvia (17) e oito do que a Itália (13). Os australianos seguem na última posição, com três. Por ser o anfitrião da fase final, o Brasil já está classificado para a etapa decisiva da Liga, que será disputada de 15 a 19 de julho, no Rio de Janeiro. O palco será o Maracanãzinho, que também abrigará os torneios de vôlei masculino e feminino durante os Jogos Olímpicos de 2016. 

AUSTRÁLIA X BRASIL

O primeiro set do Brasil foi arrasador. Passe funcionou, saque entrou, bloqueio encaixou e defesa postada. A combinação fez com que o time não tomasse qualquer tipo de susto. Com a bola na mão, Bruninho variou as jogadas como bem queria. Isac e Riad foram bem acionados, só não mais do que Lucarelli e Wallace, destaque nos rápidos ataques e contra-ataques e responsável por seis pontos na parcial. Os donos da casa, atônitos, erraram muito e deram nove pontos aos brasileiros. Edgar, por seis vezes, foi o que mais conseguiu vencer o conjunto rival (25/17).

Os australianos voltaram melhores para o segundo set, mas a superioridade permaneceu nas mãos brasileiras (8/6). Aos poucos, com o saque fazendo a diferença e os contra-ataques aproveitados, o Brasil abriu larga vantagem. Wallace e Lucarelli continuaram como os maiores pontuadores. Lipe cresceu. Um vídeo chat pedido pelos visitantes, após ataque de Lucarelli, confirmou mais um set para o Brasil (25/18).

O intervalo maior entre os segundo e terceiro sets, para a apresentação da banda pop local "The Potbelleez", permitiu uma conversa produtiva aos donos da casa, que retornaram mais agressivos no saque e complicaram o desconcentrado Brasil. Roberto Santill, técnico rival, alterou sua equipe e colocou o eficiente Douglas-Powell. Pela primeira vez em toda a partida, a Austrália ficou à frente (14/11). Rubinho parou o jogo e cobrou. O serviço brasileiro, que havia caído, melhorou momentaneamente com Lipe e Isac. O resultado veio em erros dos anfitriões. Um ataque na rede de Edgar deixou tudo igual (19/19). Com o set empatado (23/23), Evandro teve a chance do match point em contra-ataque, mas parou no bloqueio. Um saque bem colocado pela Austrália fechou a parcial (25/23).

O bloqueio do Brasil foi o responsável por segurar a euforia da "turma do canguru" naquele que foi o último set do jogo. Bem postado, com o peito sobre a rede e os braços invadindo a quadra rival, Riad foi o destaque no quesito (7/4). Maior pontuador da partida, com 21 pontos, Edgar foi a arma de segurança australiana e responsável por empatar a parcial (16/16). A reação anfitriã fez com que os brasileiros nas arquibancadas começassem a gritar "Brasil, Brasil". A resposta foi imediata em quadra. Com um ace, Lucarelli deu certa folga ao líder do grupo A (20/16). A vitória estava assegurada. Só precisou Sanderson sacar na rede para que ela se confirmasse (25/20).

ESCALAÇÕES

Austrália: Guymer, Sanderson, Edgar, Mote, Sukochev e Perry (líbero)
Brasil: Bruninho, Lipe, Lucarelli, Riad, Isac e Mario Jr. (líbero)

JOGOS DO BRASIL

29/05 - Brasil 3 x 2 Sérvia - Belo Horizonte
31/05 - Brasil 3 x 1 Sérvia - Belo Horizonte
05/06 - Brasil 3 x 1 Austrália - São Bernardo do Campo
07/06 - Brasil 3 x 0 Austrália - São Bernardo do Campo
12/06 - Sérvia 3 x 2 Brasil - Novi Sad
14/06 - Sérvia 2 x 3 Brasil - Belgrado
19/06 - Itália 3 x 2 Brasil - Roma
21/06 - Itália 0 x 3 Brasil - Florença
27/06 - Austrália 0 x 3 Brasil - Sydney 
28/06 - Austrália x Brasil - Sydney 
02/07 - Brasil x Itália - Cuiabá
03/07 - Brasil x Itália - Cuiab