Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Dani Alves pede serenidade no futuro da Seleção: "Lamentar não é solução"

Lateral-direito aposta na continuidade do grupo que esteve na Copa América por volta por cima nas eliminatórias e defende Thiago Silva após pênalti: "Melhor do mundo"

GloboEsporte

29 de Junho de 2015 - 07:57

Um dos jogadores mais experientes da Seleção que defendeu o Brasil na Copa América, Daniel Alves foi também um dos que saiu ileso da campanha ruim no Chile. Ausente da lista inicial de convocados, o lateral substituiu o lesionado Danilo e cumpriu seu papel, voltando para casa com duas assistências na conta. Com a experiência de quem já defende a equipe nacional há quase dez anos, o jogador do Barcelona pediu que não seja feita caça às bruxas após a eliminação para o Paraguai e defendeu a manutenção da base da equipe.   

Apesar das críticas recebidas pelos jogadores que desembarcaram em São Paulo, Dani acredita que o momento é de serenidade. Com as eliminatórias para Copa de 2018 pela frente, com início previsto para agosto, o lateral disse que é preciso ter confiança no trabalho que vem sendo desenvolvido por Dunga:   

- Temos que assimilar as coisas e tentar evoluir. Não há outro caminho. Lamentar não é solução. O que temos que fazer é dar um passo à frente e tentar manter uma estrutura. Conseguimos criar um grande grupo se ele for mantido por muito tempo. Se oscilar muito em função de resultados, dificilmente será encontrada uma grande equipe. Não sei se seguirei sendo chamado, mas quem estiver na Seleção tem que dar o melhor. É complicado viver para agradar todo mundo. É preciso ser fiel ao trabalho sem pensar nas questões exteriores.   

Um dos remanescentes da equipe que perdeu por 7 a 1 para Alemanha na semifinal da Copa do Mundo no Brasil, Dani Alves evitou fazer comparações entre as eliminações em sequência.   

- As derrotas sempre têm o mesmo peso e não passam de derrotas. Independentemente da competição, repercute igual e causa prejuízo igual. Abdicamos de coisas para servir a seleção em busca das melhores coisas, mas nem sempre é assim. Repito que é importante manter a serenidade e equilíbrio.   

Aos 32 anos, o jogador do Barcelona sabe que seu futuro na Seleção é incerto. Até o chamado para substituir Danilo, por exemplo, não tinha sido convocado por Dunga. Ciente que dificilmente estará no Mundial da Rússia, Dani fez questão de elogiar a nova geração:   

- A Seleção está em um período de transição, com jogadores jovens e muito promissores, com personalidade forte. Acredito que esses são os jogadores que podem mudar isso e melhorar a Seleção. Aposto na continuidade.   

Por fim, o lateral-direito saiu em defesa de Thiago Silva. Dani disputou a mesma jogada com Roque Santa Cruz, quando a bola tocou no braço do zagueiro e a arbitragem marcou o pênalti que determinou o empate paraguaio.

- Para mim, Thiago Silva segue sendo o melhor zagueiro do mundo. São situações pontuais que acontecem na carreira de todo jogador. São momentos. Se analisarmos o lance, ele estava até de olho fechado, por achar que chegaria na bola. Acho que o Santa Cruz deu uma desviadinha e a bola tocou na mão dele. Não muda a opinião que tenho sobre ele: é o melhor do mundo.   

Sem o Brasil, a Copa América tem continuidade nesta segunda-feira, quando o Chile encara o Peru, em Santiago, pela semifinal. A outra vaga na decisão de sábado será decidida entre Argentina e Paraguai, terça-feira, em Concepción.