Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Policial

Força-tarefa flagra esquema de venda de madeira na Fazenda Buriti que pode envolver caciques

Na reserva legal da Fazenda Buriti foi constatado grande quantidade de árvores derrubadas, já em medidas para serem comercializadas, a maioria aroeira

Flávio Paes/Região News

02 de Julho de 2015 - 18:14

Uma força-tarefa integrada pela Polícia Federal, Ibama e Policia Ambiental, flagrou na última terça-feira o que pode ser um esquema envolvendo caciques na venda de madeira extraída ilegalmente da área reserva legal da Fazenda Buriti, propriedade ocupada desde maio de 2013, quando o terena Oziel Gabriel, morreu durante operação policial de reintegração de posse.

Na reserva legal da Fazenda Buriti foi constatada grande quantidade de árvores derrubadas, a maioria da espécie aroeira, já cortadas em toras para serem comercializadas. Segundo a PF, os fiscais do Ibama e policiais federais foram impedidos pelos indígenas de prosseguir com a vistorias. Eles ameaçaram tomar instrumentos de trabalho dos integrantes da força-tarefa, entre câmeras, filmadora e anotações, além de se negarem a se identificar.

A investigação começou após imagens de satélite detectarem que árvores estavam sendo cortadas. O setor técnico da Polícia Federal de Geo-Processamento analisou as imagens e as encaminhou para que fossem realizadas ações de campo, em conjunto com a o Ibama e a Polícia Militar Ambiental. As ações de desmatamento são consideradas crime ambiental, com penalidades previstas em lei.