Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Índios desaparecidos em conflito são encontrados em MS, diz Cimi

Segundo o Conselho, indígenas de 12 e 14 anos estavam debilitados. Grupo invadiu fazenda e houve conflito com produtores rurais.

G1 MS

04 de Julho de 2015 - 09:23

Já foram encontrados o adolescente de 14 anos e uma criança de 12, que teriam desaparecido durante conflito entre índios e fazendeiros na fazenda Madama, em Coronel Sapucaia, no dia 24 de junho.

De acordo com informações divulgadas pelo Conselho Indiginista Missionário (Cimi) nessa sexta-feira (3), os índios estavam a cerca de 20 quilômetros da propriedade rural e debilitados. Segundo denúncia dos índios à polícia, os dois meninos índigenas não eram vistos desde o dia 24. Conforme o Cimi, eles foram encontrados na quinta-feira (2).

Denúncia

Conforme o registro policial, após os relatos de desaparecimento, uma equipe da Fundação Nacional do Índio (Funai), Força Nacional de Segurança Pública, o proprietário da fazenda e outros pecuaristas da região procuraram pelos indígenas na propriedade rural e também nas pastagens ao fundo do local e nas proximidades de uma lagoa.

Tensão

Cerca de 50 guarani kaiowá entraram na fazenda Madama na segunda-feira (22). Na quarta-feira (24), produtores rurais entraram no local com caminhonetes e fizeram buzinaço e manobras perigosas. Os índios reagiram com paus e flechas.

De longe, era possível ver fogo no acampamento dos índios. Foram ouvidos disparos de arma de fogo,

Depois disso, os índios saíram do local. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), Funai, Ministério Público Federal (MPF) e o presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Câmara Federal, deputado Paulo Pimenta (PT) estiveram na fazenda e conversaram com os dois lados envolvidos no conflito.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) pediu a Força Nacional de Segurança Pública na região por conta dos conflitos. Os policiais chegaram sábado (27) e desde então reforçam a segurança.

Em nota divulgada semana passada pela Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), o presidente Nilton Pickler disse que a instituição vem trabalhando para buscar a pacificação e a integração social entre índios e produtores. “A federação tem atuado no sentido de orientar os produtores a buscar a justiça e sempre evitar a violência”, declarou.