Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Sanesul trabalha com foco na segurança e bem-estar dos funcionários

A empresa realiza ações constantes de prevenção contra acidentes de trabalho.

Assessoria

28 de Julho de 2015 - 13:16

O Dia Mundial de Prevenção a Acidentes de Trabalho foi comemorado nesta segunda-feira (27), e a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), que realiza ações constantes com foco na segurança dos funcionários, promoveu treinamento para utilização de extintores e medidas de segurança em caso de incêndio nas instalações da empresa.

Durante o curso, o técnico em segurança do trabalho Vítor Tomas ensinou aos cerca de 25 funcionários lotados no Complexo Maria Cecília Barbosa (local que abriga o setor operacional da empresa), em Campo Grande, sendo a maioria da Gerência de Manutenção (GEMA), sobre como utilizar os extintores de pó químico, gás carbônico e água existentes na empresa e demonstrou qual o mais indicado para conter o fogo em cada tipo de material (madeira, papel, equipamentos elétricos, motores, etc.).

O treinamento foi dividido em palestra e aula prática, na qual os participantes puderam testar os extintores apagando um foco de incêndio simulado. Para o gerente da GEMA, Marcus Vinicius Tedesco, a oficina de manutenção é um local em que pode acontecer incêndio por ter muita fiação elétrica, por isso os funcionários devem estar treinados. 

“Estamos renovando todos os nossos extintores e é uma boa oportunidade para realizarmos o treinamento prático. Temos uma cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) institucionalizada, fazemos reuniões mensalmente e recomendamos este treinamento. A segurança dos funcionários está em primeiro lugar”, destacou.

O técnico Vítor Tomas explicou durante o treinamento que os funcionários só devem tentar apagar focos de incêndio de pequenas proporções, caso contrário é necessário evacuar o prédio e chamar o Corpo de Bombeiros imediatamente.

Segurança do Trabalho Sanesul

Na Sanesul são desenvolvidas diversas ações com foco na segurança dos trabalhadores. Por isso, a empresa mantém os índices de acidentes de trabalho de acordo normas preconizadas pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Apenas na Gerência de Manutenção, local da realização do treinamento nesta segunda-feira (27), já são contabilizados 618 dias sem acidentes. 

A taxa de frequência de acidentes da Sanesul em 2015 é de 10,74, considerada muito boa pela OIT, assim como o coeficiente de gravidade de acidentes, que é de 105,86, também considerado o melhor nível conforme com os parâmetros da OIT.

De acordo com o gestor de segurança do trabalho da Sanesul, José Carlos Tapparo, são realizados treinamentos e palestras de conscientização frequentes, além de vistoria dos locais com maior probabilidade de acidentes, adequação dos ambientes de trabalho, e do fornecimento equipamentos de proteção coletiva e individual para evitar qualquer tipo de acidente com os funcionários. 

“As ações são estratégicas. Estamos sempre atentos aos tipos de problemas que porventura possam ocorrer para focar no tipo de ação para prevenir esses problemas. Este ano já tivemos 20 turmas que realizaram treinamentos voltados à segurança do trabalhador. São cursos de operação e manutenção de tratamento de esgotos, formação de cipeiros, abertura e fechamento de valas, manuseio e aplicação de cloro gasoso, segurança nas escavações entre outros”, explicou Tapparo. 

Cipa

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é o primeiro passo para evitar que acidentes aconteçam. Existem 12 Cipas instituídas na Sanesul, em cada uma das 10 Gerências Regionais da empresa e duas em Campo Grande. A função das cipas é desenvolver atividades voltadas para a prevenção de acidentes e doenças no trabalho, e promover a qualidade de vida dos trabalhadores.