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Sidrolandia

Falta de controle na circulação de impressos e desrespeito a norma do CRM pode ter facilitado falsificação

Os profissionais alegavam que não tinham tempo de tomar esta providência por causa do movimento

Flávio Paes/Região News

30 de Julho de 2015 - 17:01

A constatação da existência de um esquema de venda de atestados médicos falsificados basicamente para funcionários da SEARA/JBS, tornou explicita a falta de controle mais rigoroso não só de blocos de atestados, mas também de receituários de medicação controlada. Conforme a empresa 30% dos atestados apresentados pelos funcionários tem indícios de falsificação.

A própria secretária Leila Couto, admite que qualquer funcionário ou mesmo usuário pode ter acesso aos impressos que muitas vezes ficam disponíveis para qualquer um num momento de distração do funcionário que estiver prestando atendimento. “Basta o servidor virar a costa por um instante para o usuário pegar uma folha, colocar no bolso e dar a destinação que lhe julgar necessária”. Não existe restrição há entrada de funcionários nos locais onde os impressos são guardados.

Recentemente, por exemplo, uma equipe da Saúde que realiza atendimento domiciliar, encontrou na casa do paciente um talonário de receita de remédio controlado. Provavelmente, o usuário ou algum familiar apelou por esta solução como forma de evitar a necessidade de uma nova consulta para renovar a receita do remédio de uso contínuo.

Outro fator que dá margem para a adulteração (com objetivo de aumentar o período de afastamento do trabalho) é o descumprimento, por parte dos médicos da unidade central de saúde, da norma do Conselho Regional de Medicina de obrigatoriedade de se fazer cópia de todos os atestados para ficar anexado ao prontuário do paciente.

Os profissionais alegavam que não tinham tempo de tomar esta providência por causa do movimento. A partir de agora, com a aparecimento de atestados com assinaturas falsificados dos médicos José Stefanello e Wolney Pereira, a tendência é os profissionais encontrarem tempo para cumprir a resolução do CRM.