Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Esporte

CBF se pronuncia sobre caso Fred, e jogador se defende: "Nunca fiz uso"

"Confio na minha inocência e vou provar isso perante os órgãos competentes", diz meio-campista. Entidade emite nota assinada por médicos da seleção brasileira

GloboEsporte

31 de Julho de 2015 - 13:33

O meio-campista Fred e a CBF se pronunciaram a respeito do resultado do teste que apontou uso do diurético hidroclorotiazida, substância proibida pela comissão de dopagem, pelo jogador durante a Copa América. Enquanto aguarda a contraprova, o brasileiro do Shakhtar Donetsk se defendeu através de sua assessoria de imprensa nesta sexta-feira.

- Nunca fiz uso de qualquer substância ilícita. Confio na minha inocência e vou provar isso perante os órgãos competentes. Tenho uma trajetória limpa no futebol e conto com o apoio de todos.

Poucos minutos antes, a CBF divulgou uma nota oficial, assinada pelos médicos Rodrigo Lasmar, André Pedrinelli e Luiz Antonio Barcellos Crescente, para falar do caso. A entidade, que consultou a comissão técnica para procurar entender o que aconteceu, mantém a posição de que todos os medicamentos usados com conhecimento do departamento médico estavam dentro das regras. 

- Segundo informe da Conmebol, o exame para controle de doping realizado no atleta em questão identificou a presença da substância hidroclorotiazida, que não faz parte da lista enviada, tampouco da relação de medicamentos padronizados pela CBF. Portanto, não tínhamos esse medicamento a nossa disposição e o mesmo não foi ministrado pelo corpo médico da Seleção Brasileira de Futebol - disseram os médicos, em parte da nota.

Chamado para a Copa América no lugar do lesionado Luiz Gustavo, Fred iniciou a Copa América como titular, mas perdeu sua vaga a partir da partida contra a Venezuela, ainda na primeira fase. Durante a competição, um teste feito no jogador encontrou o diurético hidroclorotiazida, substância proibida pela comissão de dopagem, e agora ele aguarda a contraprova.

O resultado deveria ter saído na última terça-feira, mas a Conmebol ainda não se posicionou até o momento. Caso o doping seja confirmado, Fred deve sofrer uma punição significativa. O jurídico da CBF não crê que haja algum reflexo para a seleção brasileira por conta do doping. 

Uefa investiga o caso

Se a seleção brasileira não deve ser enquadrada em uma eventual punição, o Shakhtar será investigado pela Uefa por ter escalado o jogador no duelo contra o Fenerbahçe, pela fase pré-eliminatória da Liga dos Campeões. 

Após o empate em 0 a 0 na terça-feira, o clube turco protestou junto à entidade, e o site da emissora britânica “BBC” publicou nesta sexta-feira uma carta da federação europeia destinada aos dois clubes dizendo que vai analisar o caso dia 3 de agosto, próxima segunda-feira.

Leia a nota da CBF abaixo na íntegra

"Em relação ao resultado do exame para controle de doping do atleta Frederico Rodrigues Santos, Fred, o departamento médico da Seleção Brasileira de Futebol, esclarece que:

1. Cerca de dois meses antes do início da Copa América do Chile 2015, a organização do evento exigiu uma lista completa de todos os medicamentos, assim como a quantidade que seria levada pela Seleção Brasileira para a competição. O pedido foi, prontamente, atendido e a lista encaminhada, no dia 02 de abril de 2015;

2. Segundo informe da Conmebol, o exame para controle de doping realizado no atleta em questão identificou a presença da substância hidroclorotiazida, que não faz parte da lista enviada, tampouco da relação de medicamentos padronizados pela CBF. Portanto, não tínhamos esse medicamento a nossa disposição e o mesmo não foi ministrado pelo corpo médico da Seleção Brasileira de Futebol;

3. O departamento médico coloca à disposição dos órgãos competentes o prontuário do atleta e todos os demais documentos, caso necessário;

4. Para finalizar, ressaltamos que estamos solidários ao atleta e que, a partir de então, seus assessores e advogados, caso entendam, poderão passar mais esclarecimentos".