Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Meta da Agraer é assentar 400 famílias até dezembro”, diz presidente durante sorteio de lotes

A solenidade reuniu autoridades, representantes da Fetagri, Fettar e um grupo de 38 produtores.

Marcos Tomé/Região News

01 de Agosto de 2015 - 09:05

O diretor presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (AGRAER), ex-prefeito de Sidrolândia, Enelvo Felini, promoveu o sorteio dos lotes da Fazenda Triangulo, uma propriedade com 245,70 hectares, distante a 36 km da sede do município, localizado nas proximidades do distrito do Quebra Coco na tarde de ontem (31/07), elevando o número de assentamentos na cidade para um total de 26, que hoje, abriga o maior complexo de pequenos produtores do País.

A solenidade reuniu autoridades, representantes da Fetagri, Fettar e um grupo de 38 produtores que a partir de agora, vão tomar posse (assim que vencido os tramites burocráticos) das parcelas com 5,06 hectares cultiváveis cada, isto porque 49,14 hectares fazem parte da reserva legal e outros 42.000 m², destinados à abertura de um corredor.

A área está senda adquirida por meio do crédito fundiário, programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de financiamento. Para Enelvo Felini, a linha de crédito é o meio mais eficaz no processo de reforma agraria.

“Os pequenos produtores se sentem donos da propriedade, como de fato são, há então um maior comprometimento. O governo não está dando nada a ninguém, pelo contrário, eles estão comprando seu pedaço de chão com prazo de 20 anos para pagar, 3 anos de carência e juros de 2% ao ano, ou seja, é daqui que vão tirar o susto para suas famílias, além dos recursos para pagar a dívida”, comenta Enelvo que planeja assentar por meio desta linha de crédito, 400 famílias até dezembro.

No primeiro semestre deste ano já foram assentadas 82 famílias na cidade de Jardim, além das 38 já mencionadas em Sidrolândia. Rosa Marques, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, adianta que a Federação dos Agricultores e Assalariados Rurais de MS (FETTAR/MS), é quem vai dar assistência técnica aos pequenos produtores.

 Meta da Agraer é assentar 400 famílias até dezembro”, diz presidente durante sorteio de lotes

Dados Gerais – 4.445 famílias

1 - Capão Bonito I
2 - Capão Bonito II
3 - Capão Bonito III
4 - São Pedro
5 - Vista Alegre
6 - Vacaria
7 - Jiboia
8 - Geraldo Garcia
9 - Santa Terezinha
10 - Eldorado I - João Batista
11 - Eldorado II – Bafo da Onça
12 - Eldorado III – Região da Ilha
13 - Eldorado Parte
14 - Alambari FETRAGRI
15 - Alambari CUT
16 - ALambari FAF
17 - Altemir Torteli – Assentamento Estrela
18 - Barra Nova
19 - Santa Lúcia
20 - Valinhos
21 - Ramildo da Silva – Mutum
22 - Terra Solidária
23 - Nazareth
24 - Kaapuã (crédito fundiário)
25 - Flórida (crédito fundiário)
26 - Fazenda Triangulo (crédito fundiário)t