Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Moradores de MS reduzem compras na Bolívia por causa da alta do dólar

O corumbaense Paulo Eduardo é guia de turismo e estava trabalhando na Bolívia, auxiliando um grupo de brasileiros

Midiamax/Diário Corumbaense

01 de Agosto de 2015 - 10:53

A alta do dólar deu uma enfraquecida no comércio das cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Arroyo Concepción, ambas localizadas na fronteira de Corumbá. 

Enquanto a cidade pantaneira aguarda a chegada do Dia dos Pais para incrementar as vendas, turistas que passam pela região, inclusive na feira boliviana, reclamam dos valores de produtos comercializados no país vizinho, de acordo com informação do site.

“O dólar está dando uma quebrada muito grande, tanto para os turistas, como para os conterrâneos. Vemos que o movimento já não é mais o mesmo”, analisou Valdir Mazzo, turista de Três Lagoas que estava em uma das lojas da feira.

O corumbaense Paulo Eduardo é guia de turismo e estava trabalhando na Bolívia, auxiliando um grupo de brasileiros. Ele afirmou que os turistas estão reclamando bastante dos valores dos produtos até na feirinha em Puerto Quijarro.

 “O pessoal tem reclamado da alta do dólar. Antigamente os turistas levavam bastante coisa, agora estão levando bem menos. A maioria dos nossos grupos hoje compra bem menos mercadorias do que antigamente, quando o dólar era mais baixo”, afirmou.

O comerciante Jimmy Artezana, que tem uma loja na feirinha boliviana, diz que o dólar está alto, mas os preços das mercadorias não subiram muito. Ele explicou que os valores estão apenas um pouco mais altos, mas a margem de lucro dos comerciantes do local não é grande.

Jimmy percebeu que as vendas pararam substancialmente desde o início de 2015, entre janeiro e fevereiro. O movimento começou a parar quando o dólar começou a subir gradativamente e, segundo ele, as compras na feira já não estão mais compensando para alguns compradores.