Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Produção da pecuária será monitorada em Mato Grosso do Sul

Anúncio da ampliação foi feito pelo futuro presidente da Famasul

Diário Digital

03 de Agosto de 2015 - 11:00

“O trabalho desenvolvido com a preciosa ajuda da tecnologia e com a atenção da equipe técnica, que vai até o campo em busca de detalhes, é colocado à disposição da população, que tem acesso aos dados, ajuda na tomada de decisão do produtor e no reconhecimento internacional da nossa vocação”, afirma o presidente eleito da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Mauricio Saito antes de constatar que é assim Mato Grosso do Sul ganhou mais duas indústrias.

As multinacionais BioUrja (Estados Unidos) e BBCA (China) precisavam de dados concretos para implementar as unidades de processamento de milho para produção de etanol. Os dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), um programa da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS), foram determinantes na confirmação do potencial agrícola dos municípios de Chapadão do Sul e Maracaju.

Há seis anos fornecendo informações precisas sobre o setor da agricultura sul-mato-grossense, o Siga está sendo ampliado e passará a disponibilizar informações também da pecuária do Estado. Com a mesma base e precisão, a pecuária de corte também será monitorada e disponibilizará índices zootécnicos, levantamento de pastagens, estruturas frigoríficas, capacidade de abate entre outras informações.

A ferramenta de monitoramento da Aprosoja/MS, Famasul e do Governo do Estado, através da Sepaf - Secretaria de Produção e Agricultura Familiar, disponibiliza semanalmente dados de condições e ocupação de solo, andamento da safra, logística, armazenadores, pragas e doenças, de grãos e também cana-de-açúcar e eucalipto.

Na primeira análise são identificadas 57.291 propriedades rurais em Mato Grosso do Sul, 19 milhões de hectares de área de pastagem e um rebanho com mais de 20 milhões de cabeças, além de 22 unidades frigoríficas em operação.