Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Economia

Com população superior a 50 mil habitantes, FPM de Sidrolândia pode aumentar 10%

Num cálculo preliminar a projeção é de que esta estimativa populacional represente um incremento de 10% nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Flávio Paes/Região News

30 de Agosto de 2015 - 23:34

A confirmação – agora pelo IBGE – de que Sidrolândia ultrapassou a barreira dos 50 mil habitantes, mais do que despertar sentimentos ufanistas da população, terá um impacto econômico importante para a Prefeitura. Num cálculo preliminar a projeção é de que esta nova projeção populacional represente um incremento de 10% nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Reflexo da elevação do coeficiente de participação da cidade de 2 para 2,2% do rateio.

Os 78 municípios de Mato Grosso do Sul rateiam os 86,4% das transferências reservadas às prefeituras do interior do Estado, enquanto a Capital recebe a parcela complementar (13,6%). No computo geral, as cidades sul-mato-grossenses ficam com 1,5064% do FPM. Sidrolândia permanecerá com o percentual de 2,2%, até atingir os 61.128 habitantes, o que deve ocorrer daqui a seis anos, isto se mantido o crescimento demográfico atual de 3,3% ao ano. Quando ultrapassar os 61 mil habitantes, o índice sobe para 2,4%.

http://i.imgur.com/dnrQnFO.jpgSe o novo índice já tivesse sendo aplicado neste ano, apenas no primeiro semestre de 2015 significaria uma receita extra de pouco mais de R$ 1 milhão, aproximadamente R$ 166 mil por mês. Para o reconhecimento de que Sidrolândia atingiu um novo patamar populacional, foi importante um documento encaminhado ao IBGE em maio pelo prefeito Ari Basso.

No oficio ele mostra que não se poderia ignorar o fato da população sidrolandense ter incorporado deste o final de 2013 220 famílias com a criação de novos assentamentos, o Nazaré (com 171 famílias) e o Kaapuã (antiga Fazenda Jatobá, com 52 famílias), ambos na divisa da cidade com Campo Grande e Nova Alvorada do Sul.

Além disso, há 430 famílias acampadas às margens das rodovias MS-162 (Quebra Coco) depois de invadirem a fazenda onde funcionava a Usina Santa Olinda, BR-060 (saída para a Capital) e na Fazenda Brejão, nas cercanias da cidade.   Um novo assentamento está surgindo (com recursos do crédito fundiário) na antiga Fazenda Triângulo em Quebra Coco com 38 famílias.