Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 30 de Abril de 2024

Policial

Delegado de Ivinhema detalha ação que resultou na morte de criminoso

Os criminosos teriam ido ao local onde fica o caixa eletrônico, mas foram interceptados pelos policiais. Durante tiroteio, um dos criminosos foi atingido e morreu no local

Nova News

31 de Agosto de 2015 - 07:19

Na madrugada do último sábado (29), um homem morreu durante confronto com policiais em uma tentativa de roubo a um caixa eletrônico, que fica localizado no prédio da Prefeitura Municipal de Ivinhema. Os criminosos teriam ido ao local onde fica o caixa eletrônico, mas foram interceptados pelos policiais. Durante tiroteio, um dos criminosos foi atingido e morreu no local. Outros sete assaltantes teriam sido presos, sendo que, dois deles ficaram feridos.

Neste domingo (30), o delegado de Ivinhema concedeu entrevista ao site para detalhar o caso. Segundo ele, participaram da ação, o delegado Fábio Peró, do Grupo Armado de Repressão a Assaltos e Sequestros (Garras), o delegado Mateus Zampieri, da Seção de Investigações Gerais (SIG) de Dourados e o delegado Ricardo Cavagna, da Polícia Civil de Ivinhema, com suas respectivas equipes. Segundo o delegado de polícia de Ivinhema, há vários dias, as equipes já haviam descoberto que a ação criminosa seria realizada e começaram a monitorar o prédio da Prefeitura Municipal, na intenção de deter a quadrilha.

Os policiais montavam campana no local à paisana e com viaturas descaracterizadas. Todos os vigias do município eram retirados do prédio e os policiais ficavam de prontidão todos os dias, até que, por volta das 02h30 de sábado (29), os assaltantes chegaram em duas motocicletas furtadas na cidade horas antes. Um deles, armado com um revólver, desceu com uma mochila nas costas e, com um pé de cabra, estourou a porta de vidro da Prefeitura Municipal, junto com outro comparsa que também tinha um revólver em punho.

Naquele momento, os policiais cercaram o prédio e surpreenderam os criminosos, que receberam voz de prisão, mas, diante da possibilidade de reação, a equipe policial efetuou disparos de advertência contra os bandidos. Um deles, identificado como Pedro Tavares da Silva, foi atingido e morreu no local. Outros dois também foram baleados e tentaram fugir, mas foram detidos em seguida, são eles Thiago Maximo da Silva e Orisnei Araújo dos Santos. Um quarto elemento, identificado como Anderson Rodrigues dos Santos, que não sofreu ferimentos, tentou empreender fuga, mas também acabou capturado.

O criminoso morto na ação portava uma mochila contento um explosivo que seria utilizado para detonação do caixa eletrônico. Quanto aos dois criminosos feridos, eles foram levados para o Hospital Municipal de Ivinhema por uma equipe do Corpo de Bombeiros e transferidos para Dourados, onde foram atendidos e estão fora de perigo.

Na sequência, os policiais continuaram com os trabalhos para efetuar a prisão do resto da quadrilha. Logo pela manhã, outros dois integrantes do grupo criminoso foram detidos. Eles são Ueliton Jonas de Brito e um adolescente de 16 anos.

Por volta das 16h do mesmo dia, mais dois acusados, identificados como Israel Fima Lopes e Simone Samaniego, foram presos. O trabalho dos policiais envolvidos no caso foi encerrado apenas por volta das 20h com o término da lavratura do auto de prisão em flagrante dos sete acusados, que foram autuados por tentativa de furto qualificado, desobediência, resistência, porte ilegal de arma de fogo, porte ilegal de explosivo, receptação e formação de quadrilha.

Com exceção do adolescente, que foi liberado, os outros seis envolvidos estão presos à disposição da Justiça. O delegado Ricardo Cavagna disse que, no decorrer dos trabalhos, os policiais constataram que três integrantes da quadrilha eram de Ivinhema e ofereceram abrigo aos demais criminosos que vieram dos estados de São Paulo, Goiás e Pernambuco, por volta do último dia 16.

Eles, inclusive, teriam alugado uma residência que servia como quartel general do bando. O acusado Israel Lima Lopes é considerado um elemento de alta periculosidade e já estaria sendo feita a negociação para que ele seja transferido para um presídio de segurança máxima. 

Segundo a polícia, ele seria o mentor da ação, além de já contar com outras passagens pela polícia. Em entrevista concedida, por telefone, ao Nova News, na noite deste domingo (30), o delegado de Ivinhema destacou o trabalho conjunto das forças policiais, que resultou na detenção dos sete acusados, além da apreensão das armas, do explosivo, das motocicletas furtadas e também na interceptação da ação criminosa. “Quem ganhou foi a sociedade de bem. A polícia apenas foi o instrumento para que esta vitória se concretizasse”, finalizou Ricardo Cavagna.