Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Waldemar Acosta fica em 3º lugar em concurso estadual de oratória da OAB/MS

O primeiro lugar recebeu um prêmio no valor de mil reais e os acadêmicos que ficaram do 2º ao 5º lugar ganharam cursos da ESA/MS.

Flávio Paes/Região News

01 de Setembro de 2015 - 08:27

O vereador Waldemar Acosta, acadêmico do 8º semestre de direito da UNAES, ficou em terceiro lugar no I Concurso Estadual de Oratória para Acadêmicos de Direito, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS). Waldemar abordando o tema “Conflito Indígena”, obteve a nota 9,09, enquanto o 2º colocado, Danilo Elias Pereira (UFMS), teve 9,31 e o primeiro colocado, Minamar Junior, 9,34.

Ao todo, foram 15 acadêmicos finalistas, que passaram por seleção nas coordenações dos cursos de Direito de todo o estado, com discursos inéditos e de autoria própria. Os temas sugeridos foram: Combate à corrupção, Reforma Política, Questão indígena no Mato Grosso do Sul, Diminuição da maioridade penal, Acesso à justiça no Mato Grosso do Sul, Manutenção do Exame de Ordem e Direito Ambiental. “Nosso intuito é agregar os acadêmicos e aproximá-los dos temas mais pertinentes e relevantes para sua futura atuação profissional”, afirmou o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.

Estiveram representadas no concurso seis instituições da capital (UCDB, FCG, UNIDERP, Unaes, Estácio de Sá e UFMS) e duas do interior (UEMS Dourados e UFGD). Para o presidente da CAEDI, João Antônio Argerin, o concurso é importante para fomentar a prática da oratória entre os ainda acadêmicos, mas futuros profissionais do Direito. O primeiro lugar recebeu um prêmio no valor de mil reais e os acadêmicos que ficaram do 2º ao 5º lugar ganharam cursos da ESA/MS.

Participaram da solenidade o secretário-geral da OAB/MS, Lázaro José Gomes Júnior, o conselheiro seccional, Carlos Magno Couto, a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS), Regina Ayoub, o assessor juridico da OAB/MS, Tiago Koutchin.

Encontro - O evento integra as ações da Comissão de Acadêmicos e Estagiários de Direito (CAEDI) em favor dos estudantes do Direito. No mês de outubro, acontece o Encontro Estadual de Acadêmicos de Direito de MS, que reunirá estudantes de todo o Estado e é organizado pela Comissão. O evento será sediado no auditório da OAB/MS com entrada gratuita. Na programação estão previstos ciclos de palestras.

Classificação do concurso

1º Minamar Leite Costa Júnior (Uniderp) - Nota 9,34

2º Danilo Elias Pereira (UFMS) - Nota 9,31

3º Waldemar Acosta (UNAES) - Nota 9,09

4º Renata Aguiar Junqueira (Estácio de Sá) - Nota 9,07

5º Guilherme Alexandre Monteiro da Silva (UEMS) - Nota 8,89