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Sidrolandia

Sem contorno, orla ferroviária é inviável; normas da ANTT travam abertura de avenida

Por esta regra é necessária uma distância de 1.500 metros separando uma passagem de nível da outra.

Flávio Paes/Região News

03 de Setembro de 2015 - 09:10

Não vai ser uma tarefa fácil a Prefeitura conseguir tirar do papel o projeto de urbanizar, transformando em orla o trecho traçado do ramal ferroviário e prolongar a Rua Pernambuco até o Bairro São Bento, atravessando parte dos 14 hectares que integram o patrimônio da extinta Rede Ferroviária Federal. Já há até uma emenda do deputado Vander Loubet reservando R$ 500 mil para a obra.

A menos que os trilhos sejam removidos, com a construção de um contorno, não haveria como implantar uma pista de caminhada, abrir ciclovia, neste traçado no trecho entre a Rua Generoso Ponce e os fundos da Seara/JBS.

A comitiva de Sidrolândia que esteve ontem na sede da ALL/Corsan (empresa detentora da concessão de exploração do ramal) foi informada, por exemplo, que normas de segurança da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) torna inviável o projeto da Prefeitura de prolongar a Rua Pernambuco até o bairro São Bento, atravessando parte dos 14 hectares onde eram o antigo pátio de manobras da ferrovia.

Por esta regra é necessária uma distância de 1.500 metros separando uma passagem de nível da outra. Não haveria como abrir esta nova via porque já há uma passagem (a da Rua João Marcio), a uma distância bem menor do que a prevista na regulamentação.

A intenção de se abrir o prolongamento da rua Pernambuco, tem como pano de fundo criar um binário com a João Márcio, permitindo que por uma via haja fluxo centro/São Bento e pela outra, o sentido contrário São Bento/centro. “Acho que este tipo de norma um absurdo, não leva em conta a realidade da cidade”, comenta a vereadora Rosangela Rodrigues que integrou a comitiva. Ela lembra que o ramal está desativado e não há perspectiva (por falta de demanda de frete) que os trens voltem a circular tão cedo. “Enquanto isto, vamos continuar convivendo com um trânsito perigoso na João Márcio, com muitos acidentes”.