Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Safra 2015/16 deverá superar 209 milhões de toneladas

No que diz respeito ao tempo, existe um consenso que ainda é cedo para prever como o clima vai interferir na condição das lavouras.

Assomasul

07 de Outubro de 2015 - 09:27

Apesar dos percalços da crise econômica brasileira, as perspectivas são boas para a safra 2015/16. De acordo com o vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Helio Sirimarco, “se as condições climáticas forem favoráveis, o País deverá superar os 209.5 milhões de toneladas da safra 2014/15, segundo a última estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento”.

A demanda interna e externa – que continua aquecida – a taxa de câmbio e a previsão do tempo são os fatores favoráveis. “Isso deve contribuir para o aumento da área plantada, além de favorecer o aumento da renda dos produtores rurais”, ressalta Sirimarco.

No que diz respeito ao tempo, existe um consenso que ainda é cedo para prever como o clima vai interferir na condição das lavouras. “Se não ocorrer problemas, o El Niño não deve prejudicar o desenvolvimento das safras no Brasil”, observa o vice-presidente da SNA.

ALTA DO DÓLAR

Por outro lado, o principal fator desfavorável, de acordo com Sirimarco, é a queda dos preços, que em parte se deve à valorização do dólar no mercado internacional e às grandes safras.

“Além disso, temos também, em decorrência da alta do dólar, um aumento dos custos de produção. Outro fator negativo é a taxa de juros interna que encarece sobremaneira o crédito rural”, avalia o especialista.

COMMODITIES

Em matéria de desempenho, a soja e o milho prometem as melhores performances, de acordo com o vice-presidente da SNA.

“Se tudo correr bem, deveremos bater um novo recorde na produção de soja. Já existem estimativas de que a safra poderá superar os 100 milhões de toneladas. O milho da safra de verão deverá sofrer uma redução da área plantada, que deverá ser compensada no plantio da segunda safra”.

EXPORTAÇÃO

Quanto ao comércio exterior, as perspectivas para os próximos meses também são boas – garante Sirimarco – “especialmente para o milho, que em função da alta do dólar ficou muito competitivo no mercado internacional.

A estimativa é que a exportação de milho supere 28 milhões de toneladas. Já as exportações de soja praticamente estão encerradas”.

PRODUTOS DE VERÃO

A Conab publicou, esta semana, as perspectivas de mercado para os produtos de verão da safra 2015/2016. De acordo com as projeções, algodão, arroz, carnes, feijão, leite, milho, soja e sorgo foram analisados sob o aspecto de mercado, a partir de um estudo de questões ligadas ao suprimento mundial, panorama nacional e internacional, fatores críticos, preços e rentabilidade, além de uma projeção de preços futuros. Para ter acesso às estimativas, clique aqui.

Já as perspectivas para os produtos de inverno, de acordo com a Conab, serão divulgadas nos primeiros meses de 2016.