Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Economia

Inadimplência atinge mais da metade das empresas do país

São dívidas em média com trinta dias de atraso e que constam no cadastro da Serasa, dona do maior banco de dados de crédito do país.

VEJA

09 de Outubro de 2015 - 14:13

O Brasil registrou 4 milhões de empresas inadimplentes, mais da metade das 7,9 milhões de empresas em operação, segundo critérios da Serasa Experian. Juntas, as inadimplentes somam dívidas de 92 bilhões de reais, conforme dados de agosto, publicados pelo jornal Folha de S. Paulo. O volume é o maior desde julho do ano passado, início do levantamento e quando a inadimplência do setor produtivo chegava a 3,5 milhões de devedoras, com 80 bilhões de reais em débitos. Os valores não foram corrigidos pela inflação.

São dívidas em média com trinta dias de atraso e que constam no cadastro da Serasa, dona do maior banco de dados de crédito do país. As inadimplentes devem a bancos, deram cheques sem fundo, tiveram títulos protestados ou enfrentam ações judiciais porque não pagaram a fornecedores ou funcionários.

Com o aumento dos juros, queda nas vendas e crédito restrito, essas empresas enfrentam mais dificuldades para manter as contas em dia. Do total de empresas inadimplentes, 46% estão no comércio; 44% no setor de serviços e 10% na indústria. Nove em cada dez inadimplentes são de micro e pequeno porte. Metade delas está na região Sudeste.

A tendência, segundo economistas, é de a inadimplência continuar em alta, tanto em empresas como pessoas físicas. "Com a queda nas vendas e os juros nas alturas não há mudança nesse cenário [de endividamento]", diz Marcel Solimeo, da Associação Comercial de São Paulo.