Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Jovem que ficou conhecida nacionalmente ao dar a luz durante prova do Enem, hoje esta presa em Jateí

A jovem que tanto sonhava com o curso de medicina veterinária, hoje é presidiária e responde pelo crime de tráfico de drogas

Heloisa Trindade/Região News

10 de Outubro de 2015 - 09:17

A aluna Pâmela de Oliveira Lescano, na época com 17 anos, ficou nacionalmente conhecida por ganhar bebê no banheiro da Escola Estadual Profª Catarina de Abreu, durante realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2013, hoje vive o drama de estar atrás das grades.

Após dar à luz ao menino Everton no dia 4 de novembro, Pâmela chegou a receber a ligação do então ministro da educação, Aloizio Mercadante, parabenizando por se tornar mãe e dando a garantia de uma nova prova. A jovem morava com a mãe, padrasto e irmã em um assentamento próximo a Sidrolândia e alegou que nem sabia da gravidez. 

A jovem que tanto sonhava com o curso de medicina veterinária, hoje é presidiária e responde pelo crime de tráfico de drogas, responsável pela maior parte das internações femininas nos presídios do Mato Grosso do Sul.

Em fevereiro deste ano ela foi presa na rodoviária de Dourados, com o bebê no colo e uma mochila nas costas, transportando quase meio quilo de pasta base. No boletim de ocorrência, a Polícia Militar descreve que abordou Pâmela depois de receber denúncias de que alguém com as características dela, levava a droga.

Durante interrogatório, Pâmela contou que teria recebido o convite para fazer o transporte da droga de Dourados à Brasilândia e receberia R$ 800,00 em troca o serviço. Ela foi presa e o bebê nas mãos do Conselho Tutelar até a chegada de um responsável.

A criança visita a mãe a cada 15 dias, no Presídio Feminino de Jateí, região da Grande Dourados. Everton é levado pelo avô no primeiro e terceiro sábado do mês para a visita. Datas em que as crianças são liberadas para entrar. Pâmela morava com ele desde 2014, em Fátima do Sul. Depois de separar do pai da criança, ela deixou Sidrolândia e transferiu o curso de Administração para lá.

"Meu neto vai fazer 2 anos em novembro. A prisão foi muito difícil...", diz o pai de Pâmela, o pedreiro Edilson Rodrigues Lescano, de 45 anos.

Jovem que ficou conhecida nacionalmente ao dar a luz durante prova do Enem, hoje esta presa em JateíA família conta que eram quase 10h da noite quando o telefone tocou e a Polícia deu a notícia. Todo ficaram apavorados querendo ao menos ouvir uma palavra da filha, que justificou ao pai que era apenas uma forma de ganhar dinheiro, que uma amiga tinha arrumado a ela. “Foi isso que ela disse para mim. Eu perguntei por que? Se ela não estava precisando disso", recorda Edilson.

"Eu entro e fico junto. O bebê reconhece ela porque não deixei perder contato. Ele vê a foto no computador, logo que liga, e fica 'mamãe, mamãe'", reproduz o avô.

Seu Edilson conta que a filha está arrependida e que sua maior preocupação é o filho e chegar a perder a sua bolsa na faculdade, com a qual se formaria no ano que vem em Administração e começaria em seguida o bacharelado em Educação Física.  "Ela queria muito isso, era muito inteligente e com notas ótimas. Não é fácil... Pesa na nossa cabeça e no coração da gente", diz o pai.

Do lado de fora das grades a família espera ansiosa pela saída de Pamêla, que ainda não está prevista, para que ela retome sua vida e seus estudos. Para o pai e o filho, a jovem promete sair e dar orgulho, após essa página de tristeza e sofrimento que todos enfrentam. Com informações, Campo Grande News.