Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Esporte

Comunidade indígena comemora entrega de primeira revitalização em 15 anos do complexo esportivo

O ato solene de entrega da revitalização foi prestigiado pelo prefeito Ari Basso, secretários municipais e vereadores.

Flávio Paes/Região News

13 de Fevereiro de 2016 - 11:00

Uma manhã de festa para comunidade indígena Tereré que neste sábado recebeu o complexo esportivo depois das obras de revitalização, as primeiras executadas em 15 anos. Numa parceria, público-privado, em que os índios contribuíram fornecendo a mão de obra (de forma voluntária), houve o replantio e adubação do campo, colocação de novas traves, reforma completa dos vestiários, um investimento de R$ 20 mil só em material.

http://www.regiaonews.com.br/uploads/2016021309285502.jpg“Este é momento de muita alegre e emoção para todos nós”, destacou João Figueiredo Filho, Capitão Santo, um dos fundadores da aldeia, que fez questão de agradecer ao prefeito Ari Basso, pelos investimentos feitos até aqui em favor dos terena, contrariando o que muitos diziam ainda em campanha, que por ser do PSDB e produtor rural, daria as costas para os índios, o que é especialmente significativo numa cidade onde há um conflito fundiário.  

O cacique Juscelino Mamede, lembrou como exemplo destas conquistas alcançadas na atual gestão, a construção da escola, já em funcionamento e com inauguração programada para terça-feira, além da incorporação de mais 7,5 hectares (como contrapartida urbanística de uma imobiliária que vai lotear uma área vizinha), a aldeia que passará de 10 para 17,5 hectares, permitindo que 200 famílias construam suas casas.

Foto: Marcos Tomé/Região News

http://www.regiaonews.com.br/uploads/2016021309325403.jpg

Cacique Juscelino Mamede durante pronunciamento

O ato solene de entrega da revitalização foi prestigiado pelo prefeito Ari Basso, secretários municipais, o presidente da Câmara, David Olindo; vereadores Waldemar Acosta; Edno Ribas; Vilma Felini, Cledinaldo Cotocio e Ilson Peres. O prefeito lembrou o compromisso firmado com a comunidade, que ficará responsável por administrar e zelar pelo complexo e garantiu; vai reservar dotação orçamento para construção em 2017 de alambrados e instalação de iluminação para tornar possível, disputas de jogos no período noturno.

http://www.regiaonews.com.br/uploads/2016021309375704.jpgPara quem cresceu e deu seus primeiros passos no esporte jogando no complexo, a revitalização tem um sabor ainda especial. “Isto aqui por muito tempo ficou abandonado pela Prefeitura. Mesmo assim, permitiu que muitos jogadores fossem revelados”, relata Curto Figueiredo, 32 anos,  que aos 15 anos, em 1999, participava da escola do Bona e dois anos depois foi campeão estadual na categoria sub-17.

Outro talento revelado no campo da Tereré, presente a inauguração, foi Bruno Ferreira da Silva, 19 anos, que com passagens por clubes da capital (Guaicurus, Comercial e ultimamente União-ABC) que há dois anos disputou o campeonato paulista sub-17, retorna a cidade num momento especial para esporte.

“Depois destes melhoramentos, muitos garotos ficarão ainda mais motivados para praticar o esporte”, avalia. Seguindo-se a inauguração, houve a abertura festiva da 1ª Copa de Futebol Indígena da Integração que será disputada até o dia 21 de abril, por 12 equipes, 9 representando comunidades  de Sidrolândia e três de Dois Irmãos do Buriti. O secretário municipal de Esportes, Gilmar Pereira Rodrigues, deu o pontapé inicial das competições ao lado do prefeito Ari Basso.

Foto: Marcos Tomé/Região News

http://www.regiaonews.com.br/uploads/2016021309405306.jpg