Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Começa nesta sexta a 22ª edição da Festa de Linguiça de Maracaju em MS

Evento gastronômico é um dos mais tradicionais do estado. Almir Sater vai fazer o show que marca a abertura do evento

G1 MS

29 de Abril de 2016 - 13:53

Começa nesta sexta-feira (29), a 22ª edição da Festa da Linguiça de Maracaju, um dos mais tradicionais eventos gastronômicos e culturais de Mato Grosso do Sul. Será promovido até domingo (1º) no parque de exposições Libório Ferreira de Souza, em Maracaju.

A abertura oficial vai ocorrer às 19h (de MS) desta sexta e depois, às 23h ocorrerá um show com entrada franca do músico sul-mato-grossense Almir Sater. Entretanto, o destaque do evento é justamente a iguaria que dá nome a festa a linguiça de Maracaju.

A linguiça de Maracaju foi criada pelos colonizadores do município, a maioria vinda de Minas Gerais e de Goiás, e surgiu da necessidade de se conservar a carne durante longas viagens. Em sua produção são utilizados somente carne bovina de primeira e temperos regionais, que junto com um modo peculiar de confecção asseguram um sabor diferenciado e fizeram a sua fama ultrapassar as fronteiras da cidade e de Mato Grosso do Sul.

No município foi criada, inclusive, uma entidade que reúne os fabricantes da iguaria, a Associação dos Produtores da Tradicional Linguiça de Maracaju (Aptralmar), que conseguiu no início de abril, após cinco anos de tramitação, o registro de Indicação Geográfica (IG) da linguiça, concedido pelo Ministério da Agricultura. A certificação assegura as características únicas do produto, a protege contra falsificações, reafirma sua qualidade e deve ser um atrativo a mais para a abertura de novos mercados.

“Este sucesso é mais do que merecido e servirá para levar a outros países o nome da nossa já famosa Linguiça de Maracaju, fruto da tradição da qual tanto nos orgulhamos", afirma o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito.

Na programação do evento, além da degustação da linguiça de Maracaju em um cardápio que inclui  ainda carne, mandioca, arroz, farofa, vinagrete e repolho agridoce, com valor da refeição de R$ 30 para o primeiro lote e R$ 35 para o segundo lote, estão ainda barracas de entidades parceiras, parque de diversões, artesanato e comidas típicas.

No sábado (30), a atração musical do evento é o show com a dupla sertaneja Humberto & Ronaldo, também com entrada franca.