Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Saiba por que seu cachorro não gosta de abraços

Segundo Stanley Coren, professor da Universidade British Columbia, no Canadá, o abraço humano estressa os cães e pode deixá-los ansiosos

VEJA

29 de Abril de 2016 - 16:05

Abraçar seu cachorro pode não ser uma boa ideia. De acordo com Stanley Coren, especialista em comportamento animal da Universidade British Columbia, no Canadá, as orelhas caídas e os olhos bem abertos que o cão exibe ao ser imobilizado pelos abraços humanos não são demonstrações de afeto: são sinais claros de que o animal está estressado e ansioso.

"Não abrace seu cachorro! Economize os abraços para familiares e namorados. Do ponto de vista do cachorro será claramente melhor se você expressar seu carinho com um afago, uma palavra gentil e talvez uma guloseima", aconselha o especialista no blog da revista científica Psychology Today.

Cães e abraços - Coren afirma que resolveu escrever sobre o assunto porque a ideia de que abraçar os cachorros não é saudável para os cães costumar ser amplamente difundida entre os pesquisadores de comportamento animal, mas não chega até os donos dos bichos. Segundo ele, os cães detestam os abraços porque são animais chamados "cursoriais", ou seja, feitos para correr. Isso significa que, quando estão sob ameaça, a primeira reação de defesa do cachorro não é atacar, mas correr. Ao ser imobilizado em um abraço, o cachorro perde seu mecanismo de defesa primordial, o que o deixa estressado e ansioso. Se os níveis de stress forem muito elevados, ele range os dentes e morde.

Mas, antes disso, o cão exibe sinais de stress bastante claros e fáceis de observar - vira sua cabeça na direção contrária do que (ou quem) está incomodando, às vezes fechando ou parcialmente fechando os olhos. Ele também pode exibir o chamado "olho meia-lua", quando a parte branca dos olhos se torna visível entre as pálpebras. Outros sinais são as orelhas abaixadas, assim como as lambidas na face de uma pessoa e os bocejos.

Para dar base a sua argumentação, o especialista analisou 250 imagens aleatórias de pessoas abraçando cachorros que encontrou no Google e no Flickr. Analisando as fotos, ele percebeu que em 81,6% delas os animais davam pelo menos um sinal de que não estavam gostando dos abraços. "Os resultados indicaram que a internet contém muitas fotos de pessoas felizes abraçando o que parecem ser cães infelizes", afirmou Coren.

Apenas 7,6% das fotos mostrava cães satisfeitos com a atitude de seus donos e outras 10,8% mostrava cachorros com aparência neutra ou ambígua. O pesquisador chama a atenção para a dificuldade em que temos de ler os sinais de stress nos cães, que são muito claras.

Com cautela, pode abraçar - Outros especialistas em comportamento animal, no entanto, alertam que nem todos os cachorros sentem-se péssimos com os abraços. Em algumas relações entre os cães e o homem, o animal é capaz de compreender as expressões faciais humanas e perceber que os abraços nos deixam felizes. Ou seja, ele pode estar suportando algo que não aprecia para nos deixar bem.

Segundo Erica Lieberman, consultora de comportamento animal, em entrevista ao site do jornal The New York Times, devemos procurar os indícios que o cachorro nos dá de que devemos parar. Outro sinal importante é quando, após o abraço, o cão se sacode como quando faz depois de um banho para sacudir a água.

"Eu gosto da mensagem que diz para não abraçar os cachorros", afirmou Erica. "Acredito que as pessoas devem preferir o lado da cautela. Se não houver nenhum sinal que indique stress, não há problema. Há muitos cães que não se importam com os abraços, pois entendem que é isso que os torna nossos companheiros."