Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Ministério declara área de 33 mil hectares como terra indígena em MS

O processo está parado há sete anos, dos quais três anos e nove meses em razão de decisão judicial referente a ação que discute o domínio sobre a área

Campo Grande News

02 de Maio de 2016 - 10:49

O processo para demarcação da terra Taunay-Ipégue, em Aquidauana, avançou. Nesta segunda-feira, o Ministério da Justiça declarou a área de posse permanente dos terenas. São 33.900 hectares. A Justiça Federal havia dado prazo de 30 dias para manifestação do ministério e determinado multa de R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento.

O processo está parado há sete anos, dos quais três anos e nove meses em razão de decisão judicial referente a ação que discute o domínio sobre a área. Desta forma, há três anos o procedimento administrativo de demarcação estava à disposição do titular do Ministério da Justiça para que proferisse uma decisão.

Conforme a portaria 497, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, a Funai (Fundação Nacional do Índio) promoverá a demarcação administrativa da terra indígena, para posterior homologação pela presidente da República.

“Agora, a Funai vai fazer levantamento das benfeitorias em todas as áreas que incide nesses 33 mil hectares, demarcação dos marcos físicos e homologação. São 17 propriedades dentro do território, tem fazenda com 12 mil hectares”, afirma Lindomar Ferreira, que é coordenador da Sesai ( Secretaria de Saúde Indígena ) e liderança indígena.

O pedido de revisão dos limites territoriais da Terra Indígena Taunay-Ipégue começou em 1985. Em 1999, os estudo demarcatórios começaram a ser realizados na região pela Funai e foram concluídos em 2004. O Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação da área concluiu pela existência de uma terra tradicional de 33.900 hectares e perímetro de 78.500 m².