Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Sem Whatsapp, veja lista de outros apps que têm a mesma função

As opções seguem o mesmo tipo de funcionamento do programa pertencente ao grupo do Facebook.

Correio Do Estado

02 de Maio de 2016 - 16:53

Quem perdeu o acesso ao trabalho, aos amigos ou está sofrendo para se comunicar com pessoas a partir do bloqueio do Whatsapp, determinado pela Justiça Estadual de Sergipe hoje (2), pode recorrer a outros aplicativos.

As opções seguem o mesmo tipo de funcionamento do programa pertencente ao grupo do Facebook. A principal diferença é que o número de usuários é menor.

O bloqueio ao Whatsapp começou às 13h (horário de Mato Grosso do Sul) e é válido por 72 horas em todo o território nacional. A decisão foi dada pelo juiz Marcel Montavão, da comarca de Lagarto (SE). As companhias de telefonia móvel estão obrigadas a cumprir a medida.

Esses tipos de aplicativos são conhecidos como VPN e em sites como o Google Play (plataforma de celulares que usam Android como sistema operacional) ou App Store (do Iphone) é possível pesquisar saídas para driblar a falta de comunicação por mensagem instantânea.

LISTA DE APPS

​Line

Criado no Japão, o app existe desde 2011 e permite a publicação de informações no formato de linha do tempo, tal como acontece no Facebook. Além disso, é possível ligar para pessoas que estejam usando o programa no computador. Quem baixa o app faz ligações, compartilha vídeos, fotos e troca mensagens instantâneas.

WeChat

Assim como o WhatsApp, WeChat faz chamadas e envia mensagens. A diferença é que, neste app, também é possível fazer chamadas de vídeo em grupo. Ou seja, você reúne vários amigos e consegue ver cada um deles numa parte da tela. O app está disponível nos principais sistemas operacionais.

Viber

Outro app gratuito e uma concorrência pesada para o WhatsApp é o Viber. Ele possui todas as funções que o app bloqueado no Brasil tem. Porém, suas chamadas por áudio possuem uma qualidade superior e o Viber também tem emojis diferentes. Para quem procura novidades, esta é uma ótima opção.

Telegram

A internet só fala deste app como o grande substituto do WhatsApp. O app é recente e surgiu em 2013 como concorrente das opções acima. Também utiliza os contatos da agenda para interação, é gratuito e permite que o usuário personalize cada janela de conversa com uma imagem específica.

Facebook Messenger

Se você tem um perfil no Facebook já conhece muito bem este app. Afinal, a rede social basicamente obrigou os usuários a baixarem a extensão. Nela você consegue ligar, trocar mensagens e ainda ver o perfil do Facebook de quem você está conversando. Também mostra o horário de visualização das mensagens e até a localização, se a opção for habilitada pelo usuário. Para quem não se importa com privacidade esta é a melhor pedida.

De acordo com a empresa PSafe Total, que desenvolve sistemas de proteção para celulares, esse tipo de aplicativo de troca de mensagens precisa ser utilizado com certos cuidados.

"É válido frisar que, em tese, ao fazer download de VPN, há riscos de vazamento de dados particulares do dispositivo, então é bom usar essa alternativa com cautela", informou nota da empresa, que tem programas para aumentar segurança em smartphones.