Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Política

Ás vésperas do prazo de alistamento, eleitores lotam cartório para tirar e transferir títulos

Nos últimos 30 dias, a cidade ganhou 199 novos eleitores, passando de 28.921 eleitores para 29.120, 14.408 homens e 14.712 mulheres.

Flávio Paes/Região News

03 de Maio de 2016 - 07:00

Mesmo depois de funcionar em regime de plantão no sábado e domingo, o cartório eleitoral de Sidrolândia desde o início da semana está tendo expediente com intensa movimentação de eleitores que na reta final do prazo de alistamento (que termina quarta-feira, dia 4) estão em busca do título ou de encaminhar a transferência do domicílio eleitoral.

Nos últimos 30 dias, a cidade ganhou 199 novos eleitores, passando de 28.921 eleitores para 29.120. Os homens somam 14.408 eleitores e mulheres 14.712. Em 2014 a cidade tinha 28.668 habilitados a votar, em menos de dois anos ganhou 452 novos eleitores, 44% só no mês passado. Na última eleição 23.279 pessoas foram às urnas, uma abstenção de 17,65%.

Embora o expediente no cartório comece às 12 horas, logo pela manhã já há pessoas em frente ao fórum na expectativa garantir o primeiro lugar na fila quando o atendimento começar. Amanhã, quarta-feira, não haverá ampliação do horário de funcionamento, mais quem chegar até 18 horas será atendido, mesmo após o fechamento das portas.

A maior parte das pessoas que está procurando o cartório nesta reta final do prazo, é formada por jovens que completaram 16 anos e passaram a ter o direito a votar, além dos assentados e acampados que vieram de outras regiões do estado. Há também muitos indígenas que vieram de Aquidauana e Anastácio, atraídos pela perspectiva de obter trabalho na JBS/Seara.

Neste grupo (o de indígenas) está Dionisio Gregório, que saiu de Aquidauana há 11 anos, ficou um período em Sidrolândia trabalhando na Seara, pediu demissão, foi para Campo Grande e está de volta à cidade, construiu um barraco na parte mais baixa da aldeia nova Tereré e está esperançoso de obter um dos 100 terrenos que a Prefeitura distribuir como parte do projeto de ampliar em 6 hectares a área destinada à comunidade. Hoje sobrevive “fazendo bicos”. Nesta segunda-feira ele chegou ao fórum eleitoral às 10 horas da manhã.

Quem também veio para Sidrolândia em busca de emprego na Seara, foi dona Ivonete Abrantes, que há três anos se mudou de Nioaque em companhia do marido e dos filhos. Muito embora já tenha mudado de emprego, resolveu ficar por aqui mesmo. Para não ter que gastar com a viagem até a cidade vizinha onde votava (como fez nas eleições de 2012 e 2014) resolveu transferir o título.

Entre os acampados que resolveram transferir o domicilio eleitoral estão Antonio Carlos Martins e Gaudêncio Gonçalves Torres, eleitores na Capital. Eles estão acampados às margens da BR-060, em frente da Fazenda Aracoara. Para comprovar o domicílio eleitoral precisam de uma declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rural, atestando que eles são sem-terra.

Foto: Flávio Paes/Região News

Ás vésperas do prazo de alistamento, eleitores lotam cartório para tirar e transferir títulos

Entre os acampados que resolveram transferir o domicilio  eleitoral estão Antonio Carlos Martins e Gaudêncio Gonçalves Torres, eleitores na Capital.

Há muita gente dos assentamentos que embora esteja de posse do lote há 10 anos ainda continuam votando em Campo Grande. É o caso do senhor José Carlos Garcia Villalba (do Eldorado 1) e de Luciano Maciel, do Alambari. “Quero votar mais perto de casa e poder escolher alguém que possa representar a comunidade”, conta Villalba.

Voto

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal. Podem se inscrever para votar o jovem que completar 16 anos até o dia da eleição, em 2 de outubro.

Documentos

Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para efeito de inscrição eleitoral.

No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.