Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Sete temas da atualidade que podem aparecer no Enem e vestibulares deste ano

De acordo com Neves, os vestibulares irão ser muito cuidadosos se decidirem elaborar perguntas que envolvam o atual momento político brasileiro.

VEJA

04 de Maio de 2016 - 16:21

A preparação para o ano de vestibular não consiste apenas no aprendizado e treino das matérias básicas ensinadas na sala de aula. As questões que abordam atualidades costumam aparecer de maneira interdisciplinar nas provas, normalmente nas matérias de história e geografia, mas, principalmente, como tema de redações. Acompanhar assuntos que são discutidos no Brasil e no mundo é um fator importante para um bom desempenho nos vestibulares.

Em entrevista ao site de VEJA, o professor de historia do Curso Poliedro, Rodolfo Neves, aconselha aos alunos procurar mais de uma fonte de informação, como portais de notícias, jornais e revistas (semanais e mensais) para se manter informado sobre os principais temas do momento. "A ideia é que o estudante monte um repertório próprio com diferentes visões sobre o mesmo assunto. Desta maneira, ele poderá melhorar o modo, por exemplo, como constrói seus argumentos em uma redação ou nas respostas de questões discursivas", afirmou o professor.

De acordo com Neves, os vestibulares irão ser muito cuidadosos se decidirem elaborar perguntas que envolvam o atual momento político brasileiro. "Acho difícil que haja questões com conteúdo muito explícito, até para que não aparente algo partidário. É mais cômodo que as provas apresentem itens ligados à política internacional", disse.

Para Daniel Perry, professor de história e coordenador do curso pré-vestibular Anglo, temas como zika vírus e o Estado Islâmico (EI) têm enorme probabilidade de serem cobrados nos vestibulares: "Até a data das principais provas, muita coisa ainda poderá acontecer nos dois temas. O aluno deve prestar bastante atenção no noticiário, tentar formular ligações com as matérias ensinadas em sala de aula e fazer uma análise própria sobre a importância do assunto", sugere o professor.

1.    Vírus zika

Em abril de 2015, o vírus zika foi identificado pela primeira vez no Brasil, quando seu material genético foi encontrado em oito pacientes do Rio Grande do Norte.

2.    Estado Islâmico (EI)

Os atentados em Paris de 13 de novembro de 2015, na Bélgica e no Iraque, em março de 2016, chamaram a atenção de todo o globo para as ações do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que tem assumido a autoria dos ataques.

3.    Rompimento da barragem de Mariana

Em novembro de 2015, o rompimento de uma das barragens da mineradora Samarco, na cidade mineira de Mariana, resultou no vazamento de mais de 50 000 toneladas de lama que atingiram o distrito de Bento Rodrigues.

4.    Eleições norte-americanas

As eleições presidenciais dos Estados Unidos ocorrem em 8 de novembro deste ano, porém, desde 1º de fevereiro, os pré-candidatos à sucessão de Barack Obama estão disputando as eleições primárias.

5.    Crise dos refugiados na Europa

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 1 milhão de refugiados e imigrantes chegaram à Europa em 2015, dos quais pelo menos 972 000 atravessaram o Mar Mediterrâneo e 3 700 morreram na travessia, como o garoto sírio Aylan Kurdi, que foi encontrado morto na praia de Bodrum, na Turquia e se tornou um símbolo da crise.

6.    Reaproximação histórica entre EUA e Cuba

A reaproximação de Estados Unidos e Cuba, que levou os dois países a reatarem relações diplomáticas, começou em outubro de 2015. O professor de história do Curso Poliedro Rodolfo Neves dá a dica: “Aqui o aluno deve observar o contexto histórico da Guerra Fria e o motivo da retomada de contatos entre os dois países”.

7.    Situação política e econômica nos países da América do Sul

As transformação nos modelos econômicos e políticos desenvolvidos nos países da América do Sul, em especial Argentina e Venezuela, é um tema que deve aparecer no Enem e principais vestibulares deste ano.