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Política

Vereadores visitam bancos e decidem aumentar valor da multa em caso de atraso

A falta de pessoal e outro complicador. Com 17 funcionários o Sicredi é o banco com maior estrutura de funcionários.

Flávio Paes/Região News

05 de Maio de 2016 - 14:53

Depois de percorrer todas as agências, conversar com os gerentes, constatar problemas com a estrutura de pessoal precária, a comissão formada na Câmara para investigar a situação do atendimento bancário em Sidrolândia, decidiu reformular a legislação municipal (em vigor de 2005), que em 11 anos, nunca foi aplicada.

“Todos os gerentes com os quais conversamos disseram desconhecer a legislação”, revela o vereador Edno Ribas, que junto com os vereadores Ilson Peres (autor da lei em vigor), Rosangela Rodrigues e Sérgio Bolzan, integram a comissão. A agência do Bradesco, por exemplo,não  tem porta giratória, detector de metais,  nem foram instalados os biombos para aumentar a segurança dos funcionários que trabalham no caixa. Quem passa na rua, vê quem está sacando no caixa eletrônico, aumentando o risco de assaltos.

Uma das mudanças que serão revistas com certeza é o valor da multa, atualmente fixada em R$ 200,00, só gerando a cassação do alvará de funcionamento que levaria ao fechamento da agência (depois da 10ª autuação). “Com esta multa irrisória o crime acaba compensando. O banco paga no máximo R$ 2 mil e o atendimento continua precário”, observa Peres.

Foto: Rafael Brites

Vereadores visitam bancos e decidem aumentar valor da multa em caso de atraso

Entre as mudanças que devem ser propostas está a exigência da instalação de portas giratórias e a obrigatoriedade de manter os caixas eletrônicos disponíveis aos finais de semana. “No caso dos bancos públicos (Caixa e Banco do Brasil), por causa da jornada de trabalho dos funcionários, não fazem a reposição do dinheiro nos caixas aos sábados,domingos e feriados”. Na semana passada, por exemplo, quando receberam os funcionários da Seara, os clientes do Banco do Brasil não conseguiram fazer saques no domingo.A única alternativa foi recorrer aos postos existentes no Posto Vacaria e no Supermercado Nandas, onde o abastecimento do caixa é feito por uma terceirizada.

A falta de pessoal é outro complicador. Com 17 funcionários o Sicredi é o banco com maior estrutura de funcionários. Os demais, tem no máximo entre 7 e 8, com isto, via regra só há um caixa para o atendimento dos clientes, incluindo os preferenciais (gestantes, idosos, portadores de deficiências). Embora a lei municipal fixe em 15 minutos (25 minutos nas vésperas de feriados e 30 minutos nos feriados prolongados de final de semana), é comum ficar até uma hora no banco, quando o sistema não sai do ar, quando o tempo de espera passa de uma hora.