Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Policial

Homem é preso após exigir recompensa para devolver cão perdido

No dia 15 de maio o cachorro fugiu da casa da vítima. No mesmo dia, a dona distribuiu panfletos pela região informando que o seu cachorro havia fugido.

Campo Grande News

25 de Maio de 2016 - 16:19

Um semana após perder o cachorro da raça Lhasa Apso, a dona passou por momentos de tensão, mas conseguiu recuperar o animal nesta segunda-feira (23), com a ajuda da Polícia Civil. Um homem encontrou o cachorro e começou a exigir recompensa. Ele foi detido por apropriação de coisa achada e porte de arma branca.

De acordo com o delegado Geraldo Marin, da 3ª DP (Delegacia de Polícia), que realizou a prisão do homem, a vítima, que não teve a identidade divulgada, procurou a polícia quando se sentiu ameaçada pelo rapaz que encontrou o cachorro.

“Ela procurou porque a pessoa deixou implícito uma exigência de uma recompensa. Fizemos uma análise até que ponto é uma simples apropriação de coisa achada e onde entra extorsão. Ele justificou que teve prejuízo com o cachorro, que gastou com comida”, disse o delegado.

No dia 15 de maio o cachorro fugiu da casa da vítima. No mesmo dia, a dona distribuiu panfletos pela região informando que o seu cachorro havia fugido. Já no dia 19, recebeu uma ligação do autor perguntando qual era a pretensão dela em relação ao pagamento de recompensa. Ela informou que a recompensa era de R$ 100, quando o homem desligou o telefone. No dia 23, o rapaz entrou em contato novamente com a vítima pelo WhatsApp, mas exigindo o pagamento de R$ 250 para devolver o cão.

Com o valor combinado, a dona combinou de encontrar o rapaz, mas levou a polícia junto. “O policial abordou o rapaz, que não obedeceu e se recusou sair do carro. Ao checarem, com a suspeita que ele estava armado, encontraram um facão escondido no carro. Ele disse que não ia reagir, mas foi detido junto com a arma”, detalhou o delegado.

Ainda de acordo com Marin, muitas pessoas que encontram animais de estimação se aproveitam do estado de fraqueza da outra parte e tentam ganhar dinheiro fácil. “O ideal é sempre marcar o encontro em um local público ou até mesmo na delegacia, como já fizeram outras vezes. É normal o dono recompensar quem achou, mas sem pressão e exigências. Sempre que possível, devem registrar um boletim de ocorrência sobre a perda do animal, para ter um respaldo e ter como provar”, concluiu.